ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145 |
Resumo: | Este artigo aborda o ensino de contabilidade a distância. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo foi identificar metodologias que têm sido utilizadas para o ensino de conceitos e da prática de contabilidade na modalidade a distância. Foi inicialmente elaborado um protocolo para orientar a revisão. A busca foi realizada no Google Acadêmico até o final do ano de 2019. Para 70 resultados iniciais, cadastrados em uma planilha, foram definidos critérios de seleção, que reduziram os textos incluídos na revisão para 26. A extração dos dados foi realizada com o suporte de um formulário elaborado para a pesquisa. Além de um artigo de revisão de literatura e outro referente a currículo, a busca identificou 12 trabalhos que focavam na percepção dos discentes, três na formação e atuação dos docentes e três especificamente no uso de tecnologias. Apenas seis trabalhos apresentavam estratégias didáticas para o ensino da contabilidade a distância. As estratégias incluíam: o desenvolvimento de um site, trilhas de aprendizagem, atividades práticas que combinavam ambientes virtuais de aprendizagem e sistema de informação contábil e um objeto de aprendizagem. Todas as propostas foram bem avaliadas pelos alunos. Entretanto, detectou-se pouca utilização de metodologias ativas e tecnologias inovadoras, como aprendizagem baseada em projetos e problemas, jogos digitais, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. A pesquisa sugere que novas revisões de literatura sejam realizadas, inclusive em outras línguas, para avaliar o grau de inovação metodológica e tecnológica no ensino da contabilidade a distância. |
id |
UNIVASF-1_bef50a7f6eb7bfe559934afbeddd7678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1145 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESAEducação a DistânciaEnsino SuperiorMetodologia do Ensino a DistânciaEste artigo aborda o ensino de contabilidade a distância. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo foi identificar metodologias que têm sido utilizadas para o ensino de conceitos e da prática de contabilidade na modalidade a distância. Foi inicialmente elaborado um protocolo para orientar a revisão. A busca foi realizada no Google Acadêmico até o final do ano de 2019. Para 70 resultados iniciais, cadastrados em uma planilha, foram definidos critérios de seleção, que reduziram os textos incluídos na revisão para 26. A extração dos dados foi realizada com o suporte de um formulário elaborado para a pesquisa. Além de um artigo de revisão de literatura e outro referente a currículo, a busca identificou 12 trabalhos que focavam na percepção dos discentes, três na formação e atuação dos docentes e três especificamente no uso de tecnologias. Apenas seis trabalhos apresentavam estratégias didáticas para o ensino da contabilidade a distância. As estratégias incluíam: o desenvolvimento de um site, trilhas de aprendizagem, atividades práticas que combinavam ambientes virtuais de aprendizagem e sistema de informação contábil e um objeto de aprendizagem. Todas as propostas foram bem avaliadas pelos alunos. Entretanto, detectou-se pouca utilização de metodologias ativas e tecnologias inovadoras, como aprendizagem baseada em projetos e problemas, jogos digitais, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. A pesquisa sugere que novas revisões de literatura sejam realizadas, inclusive em outras línguas, para avaliar o grau de inovação metodológica e tecnológica no ensino da contabilidade a distância.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 58-772177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145/890Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMattar, JoãoBortolanza, AnaSilva, Rosangela 2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1145Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA Mattar, João Educação a Distância Ensino Superior Metodologia do Ensino a Distância |
title_short |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Mattar, João |
author_facet |
Mattar, João Bortolanza, Ana Silva, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Bortolanza, Ana Silva, Rosangela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattar, João Bortolanza, Ana Silva, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Ensino Superior Metodologia do Ensino a Distância |
topic |
Educação a Distância Ensino Superior Metodologia do Ensino a Distância |
description |
Este artigo aborda o ensino de contabilidade a distância. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo foi identificar metodologias que têm sido utilizadas para o ensino de conceitos e da prática de contabilidade na modalidade a distância. Foi inicialmente elaborado um protocolo para orientar a revisão. A busca foi realizada no Google Acadêmico até o final do ano de 2019. Para 70 resultados iniciais, cadastrados em uma planilha, foram definidos critérios de seleção, que reduziram os textos incluídos na revisão para 26. A extração dos dados foi realizada com o suporte de um formulário elaborado para a pesquisa. Além de um artigo de revisão de literatura e outro referente a currículo, a busca identificou 12 trabalhos que focavam na percepção dos discentes, três na formação e atuação dos docentes e três especificamente no uso de tecnologias. Apenas seis trabalhos apresentavam estratégias didáticas para o ensino da contabilidade a distância. As estratégias incluíam: o desenvolvimento de um site, trilhas de aprendizagem, atividades práticas que combinavam ambientes virtuais de aprendizagem e sistema de informação contábil e um objeto de aprendizagem. Todas as propostas foram bem avaliadas pelos alunos. Entretanto, detectou-se pouca utilização de metodologias ativas e tecnologias inovadoras, como aprendizagem baseada em projetos e problemas, jogos digitais, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. A pesquisa sugere que novas revisões de literatura sejam realizadas, inclusive em outras línguas, para avaliar o grau de inovação metodológica e tecnológica no ensino da contabilidade a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1145/890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 58-77 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489026633728 |