LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477 |
Resumo: | Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la. |
id |
UNIVASF-1_e065c390d30f88cf1bc6e277c349bf7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1477 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAFormação continuada de professoreswebconferênciasmatemática no cotidianometodologias de ensinodesenvolvimento profissionalNeste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 296-3202177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477/1113Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Sena e Silva, Elisada Conceição Albuquerque, Erenilda Severinade Oliveira Santos, VivianeAprigio do Nascimento, Danielados Santos, Sarah Rafaely2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1477Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Fonseca Sena e Silva, Elisa Formação continuada de professores webconferências matemática no cotidiano metodologias de ensino desenvolvimento profissional |
title_short |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_sort |
LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
author |
Fonseca Sena e Silva, Elisa |
author_facet |
Fonseca Sena e Silva, Elisa da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina de Oliveira Santos, Viviane Aprigio do Nascimento, Daniela dos Santos, Sarah Rafaely |
author_role |
author |
author2 |
da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina de Oliveira Santos, Viviane Aprigio do Nascimento, Daniela dos Santos, Sarah Rafaely |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Sena e Silva, Elisa da Conceição Albuquerque, Erenilda Severina de Oliveira Santos, Viviane Aprigio do Nascimento, Daniela dos Santos, Sarah Rafaely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores webconferências matemática no cotidiano metodologias de ensino desenvolvimento profissional |
topic |
Formação continuada de professores webconferências matemática no cotidiano metodologias de ensino desenvolvimento profissional |
description |
Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477/1113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 296-320 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489383149568 |