PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156 |
Resumo: | Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível. |
id |
UNIVATES-2_89e9a9750526390cda55ccbaec7b4ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/1156 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGALConsumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.Editora Univates2017-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/115610.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 1 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156/1126Copyright (c) 2017 Maria Isabel Barreiro Ribeiro, António José Gonçalves Fernandes, Francisco José Lopes de Sousa Dinizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Isabel BarreiroFernandes, António José GonçalvesDiniz, Francisco José Lopes de Sousa2024-04-22T20:50:21Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1156Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:21Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
title |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL Ribeiro, Maria Isabel Barreiro Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal. |
title_short |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
title_full |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
author |
Ribeiro, Maria Isabel Barreiro |
author_facet |
Ribeiro, Maria Isabel Barreiro Fernandes, António José Gonçalves Diniz, Francisco José Lopes de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, António José Gonçalves Diniz, Francisco José Lopes de Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Isabel Barreiro Fernandes, António José Gonçalves Diniz, Francisco José Lopes de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal. |
topic |
Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal. |
description |
Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156/1126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 1 (2017) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683466153984 |