PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Isabel Barreiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, António José Gonçalves, Diniz, Francisco José Lopes de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156
Resumo: Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
id UNIVATES-2_89e9a9750526390cda55ccbaec7b4ec6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/1156
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGALConsumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.Editora Univates2017-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/115610.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 1 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156/1126Copyright (c) 2017 Maria Isabel Barreiro Ribeiro, António José Gonçalves Fernandes, Francisco José Lopes de Sousa Dinizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Isabel BarreiroFernandes, António José GonçalvesDiniz, Francisco José Lopes de Sousa2024-04-22T20:50:21Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1156Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:21Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
title PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
spellingShingle PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
Ribeiro, Maria Isabel Barreiro
Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.
title_short PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
title_full PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
title_fullStr PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
title_sort PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL
author Ribeiro, Maria Isabel Barreiro
author_facet Ribeiro, Maria Isabel Barreiro
Fernandes, António José Gonçalves
Diniz, Francisco José Lopes de Sousa
author_role author
author2 Fernandes, António José Gonçalves
Diniz, Francisco José Lopes de Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Isabel Barreiro
Fernandes, António José Gonçalves
Diniz, Francisco José Lopes de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.
topic Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.
description Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156/1126
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 1 (2017)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683466153984