Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Viviane Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781
Resumo: O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).
id UNOCHAPO-1_0f4a8907193aacf3b034b73e1d6ea0e5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4781
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídiasEscritalinguagem oralconsciência fonológicaO complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/478110.22196/rp.v21i0.4781Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 131-153Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 131-1531984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781/2698Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Viviane LimaGirardello, Gilka Elvira Ponzi2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4781Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
title Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
spellingShingle Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
Ferreira, Viviane Lima
Escrita
linguagem oral
consciência fonológica
title_short Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
title_full Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
title_fullStr Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
title_full_unstemmed Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
title_sort Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
author Ferreira, Viviane Lima
author_facet Ferreira, Viviane Lima
Girardello, Gilka Elvira Ponzi
author_role author
author2 Girardello, Gilka Elvira Ponzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Viviane Lima
Girardello, Gilka Elvira Ponzi
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
linguagem oral
consciência fonológica
topic Escrita
linguagem oral
consciência fonológica
description O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781
10.22196/rp.v21i0.4781
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781
identifier_str_mv 10.22196/rp.v21i0.4781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781/2698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 131-153
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 131-153
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995527819264