Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781 |
Resumo: | O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006). |
id |
UNOCHAPO-1_0f4a8907193aacf3b034b73e1d6ea0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4781 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídiasEscritalinguagem oralconsciência fonológicaO complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/478110.22196/rp.v21i0.4781Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 131-153Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 131-1531984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781/2698Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Viviane LimaGirardello, Gilka Elvira Ponzi2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4781Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
title |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
spellingShingle |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias Ferreira, Viviane Lima Escrita linguagem oral consciência fonológica |
title_short |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
title_full |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
title_fullStr |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
title_full_unstemmed |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
title_sort |
Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias |
author |
Ferreira, Viviane Lima |
author_facet |
Ferreira, Viviane Lima Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
author_role |
author |
author2 |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Viviane Lima Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita linguagem oral consciência fonológica |
topic |
Escrita linguagem oral consciência fonológica |
description |
O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781 10.22196/rp.v21i0.4781 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v21i0.4781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781/2698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 131-153 Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 131-153 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995527819264 |