Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482 |
Resumo: | Nesse texto, discutir-se-á sobre alguns aspectos relevantes naorganização do espaço no atendimento às crianças na Educação Infantil, bem como a produção do disciplinamento. Para tanto, objetivou-se investigar a organização do espaço educativo e, a partir disso, compreender as estratégias de disciplinamento da criança presentes na instituição de educação infantil. Para clarificar este estudo, recorreuse ao levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo-fenomenológico, realizamos a pesquisa de campo em uma instituição, de Chapecó-SC.De alguma forma, o espaço escolar é organizado de acordo com o pensamento moderno de espaço fixo. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizantes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança. |
id |
UNOCHAPO-1_646f14d181a231b46130a1dc496bff14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/482 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criançaExperiência docentePrática de Ensino/Estágio Curricular SupervisionadoEducação Física.Nesse texto, discutir-se-á sobre alguns aspectos relevantes naorganização do espaço no atendimento às crianças na Educação Infantil, bem como a produção do disciplinamento. Para tanto, objetivou-se investigar a organização do espaço educativo e, a partir disso, compreender as estratégias de disciplinamento da criança presentes na instituição de educação infantil. Para clarificar este estudo, recorreuse ao levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo-fenomenológico, realizamos a pesquisa de campo em uma instituição, de Chapecó-SC.De alguma forma, o espaço escolar é organizado de acordo com o pensamento moderno de espaço fixo. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizantes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança.Unochapecó2010-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/48210.22196/rp.v11i23.482Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 226-251Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 226-2511984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482/305Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Alexandra F. L. deTussi, DorcasBerticelli, Ireno Antonio2023-01-09T18:10:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/482Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
title |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
spellingShingle |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança Souza, Alexandra F. L. de Experiência docente Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado Educação Física. |
title_short |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
title_full |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
title_fullStr |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
title_full_unstemmed |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
title_sort |
Disciplina na educação infantil? um olhar sobre o espaço físico e o disciplinamento da criança |
author |
Souza, Alexandra F. L. de |
author_facet |
Souza, Alexandra F. L. de Tussi, Dorcas Berticelli, Ireno Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Tussi, Dorcas Berticelli, Ireno Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alexandra F. L. de Tussi, Dorcas Berticelli, Ireno Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência docente Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado Educação Física. |
topic |
Experiência docente Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado Educação Física. |
description |
Nesse texto, discutir-se-á sobre alguns aspectos relevantes naorganização do espaço no atendimento às crianças na Educação Infantil, bem como a produção do disciplinamento. Para tanto, objetivou-se investigar a organização do espaço educativo e, a partir disso, compreender as estratégias de disciplinamento da criança presentes na instituição de educação infantil. Para clarificar este estudo, recorreuse ao levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo-fenomenológico, realizamos a pesquisa de campo em uma instituição, de Chapecó-SC.De alguma forma, o espaço escolar é organizado de acordo com o pensamento moderno de espaço fixo. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizantes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482 10.22196/rp.v11i23.482 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v11i23.482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/482/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 226-251 Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 226-251 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992083247104 |