ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Felippe Rodrigues, Elisângela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Cousin, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893
Resumo: O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.
id UNOCHAPO-1_6e8d4aa5f3c73cc65ec5809cea0be81c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6893
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAO presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.Unochapecó2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/689310.22196/rp.v24i1.6893Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893/3779Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Felippe Rodrigues, Elisângelada Silva Cousin, Cláudia2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6893Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
spellingShingle ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
de Felippe Rodrigues, Elisângela
title_short ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_fullStr ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_sort ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
author de Felippe Rodrigues, Elisângela
author_facet de Felippe Rodrigues, Elisângela
da Silva Cousin, Cláudia
author_role author
author2 da Silva Cousin, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Felippe Rodrigues, Elisângela
da Silva Cousin, Cláudia
description O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893
10.22196/rp.v24i1.6893
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893/3779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991528550400