ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893 |
Resumo: | O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica. |
id |
UNOCHAPO-1_6e8d4aa5f3c73cc65ec5809cea0be81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6893 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAO presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.Unochapecó2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/689310.22196/rp.v24i1.6893Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893/3779Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Felippe Rodrigues, Elisângelada Silva Cousin, Cláudia2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6893Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA de Felippe Rodrigues, Elisângela |
title_short |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_sort |
ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
author |
de Felippe Rodrigues, Elisângela |
author_facet |
de Felippe Rodrigues, Elisângela da Silva Cousin, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Cousin, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Felippe Rodrigues, Elisângela da Silva Cousin, Cláudia |
description |
O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893 10.22196/rp.v24i1.6893 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893/3779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991528550400 |