GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Adriana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738
Resumo: A discussão se volta à perspectiva da Gerontologia Social Crítica, pautada no método dialético, decifra a vida de velhos e velhas, a partir das condições de existência. Tal direcionamento vem sido objeto de observação no ambiente da sala de aula, somado à pedagogia crítica/problematizadora, cuja abordagem se fundamenta no pensamento crítico, na realidade concreta, ensina a questionar em oposição à educação bancária, nos termos de Paulo Freire. Sendo assim, a escolha teórico-política pela Gerontologia Social Crítica e a pedagogia freiriana na experiência da docência na Pós- Graduação em Gerontologia (lato sensu) constitui o ângulo de análise do presente artigo, num tempo histórico de avanço do neoconservadorismo, expressão do capitalismo neoliberal, explícito em todas as dimensões da vida social, na última década, com repercussões profundamente negativas e preocupantes, a exemplo dos preconceitos com o/a diferente, bem como uma intolerância sobremaneira hostil e raivosidade desenfreada para com a vertente progressista, sobretudo em relação às teorias de Karl Marx e Paulo Freire.
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