ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782 |
Resumo: | O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança. |
id |
UNOCHAPO-1_b57f37d4e17373f1f21c1ebb39027ce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5782 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geraçãoInfância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança.Unochapecó2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578210.22196/rp.v22i0.5782Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782/3279Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSartori, EmanuelleLunardon, Aline MariaGaranhani, Marynelma Camargo2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5782Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
title |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
spellingShingle |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração Sartori, Emanuelle Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências. |
title_short |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
title_full |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
title_fullStr |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
title_sort |
ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração |
author |
Sartori, Emanuelle |
author_facet |
Sartori, Emanuelle Lunardon, Aline Maria Garanhani, Marynelma Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Lunardon, Aline Maria Garanhani, Marynelma Camargo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Emanuelle Lunardon, Aline Maria Garanhani, Marynelma Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências. |
topic |
Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências. |
description |
O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782 10.22196/rp.v22i0.5782 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782/3279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996068884480 |