DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum. |
id |
UNOCHAPO-1_d363dcfebf31fc2f4028eb3744280c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6464 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum.Unochapecó2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/646410.22196/rp.v22i0.6464Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 24Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464/3527Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maria Angela Peter daTambara, Elomar Antonio Callegaro2021-06-16T11:01:22Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6464Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-06-16T11:01:22Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
title |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
spellingShingle |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 Fonseca, Maria Angela Peter da |
title_short |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
title_full |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
title_fullStr |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
title_full_unstemmed |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
title_sort |
DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930 |
author |
Fonseca, Maria Angela Peter da |
author_facet |
Fonseca, Maria Angela Peter da Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
author_role |
author |
author2 |
Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria Angela Peter da Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
description |
Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464 10.22196/rp.v22i0.6464 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464/3527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 24 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996160110592 |