DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Angela Peter da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tambara, Elomar Antonio Callegaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464
Resumo: Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum.
id UNOCHAPO-1_d363dcfebf31fc2f4028eb3744280c98
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6464
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum.Unochapecó2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/646410.22196/rp.v22i0.6464Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 24Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464/3527Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maria Angela Peter daTambara, Elomar Antonio Callegaro2021-06-16T11:01:22Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6464Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-06-16T11:01:22Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
title DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
spellingShingle DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
Fonseca, Maria Angela Peter da
title_short DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
title_full DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
title_fullStr DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
title_full_unstemmed DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
title_sort DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS E DEUTSCHTUM: : em consonância com Deutsche Schulen urbanas no Brasil? 1900-1930
author Fonseca, Maria Angela Peter da
author_facet Fonseca, Maria Angela Peter da
Tambara, Elomar Antonio Callegaro
author_role author
author2 Tambara, Elomar Antonio Callegaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Angela Peter da
Tambara, Elomar Antonio Callegaro
description Este artigo visa apresentar uma face da História da Educação de imigrantes alemães urbanos e descendentes no Brasil sob o viés da educação escolar. Através do estudo da Deutsche Schule (Escola Alemã) urbana de Pelotas (1900-1930), são realizados distanciamentos e aproximações com outras três Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas localizadas em três capitais de estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As fontes acessadas são os Relatórios Comemorativos de aniversário das Deutsche Schulen em estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa cujo objetivo é mapear comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos presentes na cultura escolar destas instituições, que utiliza os referenciais da História Cultural e da Historia Conectada. Estes comportamentos ideológicos, doutrinários e pedagógicos integravam o projeto de assentamento dos grupos de famílias de imigrantes alemães e descendentes em cidades brasileiras, cujas ações correspondentes contemplavam a fundação de Deutsche Schulen urbanas para a continuidade do Deutschtum.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464
10.22196/rp.v22i0.6464
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6464/3527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 24
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996160110592