DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065 |
Resumo: | O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos. |
id |
UNOESC-3_3a162508d51d0a81dc828b934d0cae6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2065 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITALO texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 9-322177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065/pdfHack, Josias RicardoGuedes, Olgainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:12:46Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2065Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:12:46Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
title |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
spellingShingle |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL Hack, Josias Ricardo |
title_short |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
title_full |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
title_fullStr |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
title_sort |
DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL |
author |
Hack, Josias Ricardo |
author_facet |
Hack, Josias Ricardo Guedes, Olga |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Olga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo Guedes, Olga |
description |
O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32 Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 9-32 Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32 Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 9-32 Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 9-32 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529303486464 |