DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Josias Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guedes, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065
Resumo: O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos.
id UNOESC-3_3a162508d51d0a81dc828b934d0cae6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2065
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITALO texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 9-32Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 9-322177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065/pdfHack, Josias RicardoGuedes, Olgainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:12:46Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2065Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:12:46Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
title DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
spellingShingle DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
Hack, Josias Ricardo
title_short DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
title_full DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
title_fullStr DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
title_full_unstemmed DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
title_sort DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL
author Hack, Josias Ricardo
author_facet Hack, Josias Ricardo
Guedes, Olga
author_role author
author2 Guedes, Olga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
Guedes, Olga
description O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos. Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32
Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 9-32
Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 9-32
Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 9-32
Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 9-32
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529303486464