Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244572 |
Resumo: | O domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças. |
id |
UNSP_00317de9e24ed425bda86b3ee29313ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244572 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escritaLearning difficulties in written languageDificuldades de aprendizagemEscritaAlfabetizaçãoLearning difficultiesWritingLiteracyO domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.Mastering writing and reading skills are the foundations for living a full life in society, and are characterized as a factor of utmost importance for other learnings that will come during school life. Considering that the learning difficulties in written language are recurrent in the classrooms of Elementary School I, and there are still impasses with the theme, the present work, of a qualitative and exploratory nature, sought through a bibliographic review to know the definitions of learning difficulties in written language and understand how they manifest themselves in school-age children, especially during the literacy period. In this regard, a bibliographic survey of articles was carried out in the Scielo’s database, between 2010 and 2020. It is understood that this research sought to look at the needs and specificities of students who are characterized with learning difficulties in writing, and enables a reflection on the strategies and resources for overcoming them, seeking the integral development of these children.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Madeira, Beatriz Colpani2023-07-13T18:44:14Z2023-07-13T18:44:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:28:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244572Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:06.571167Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita Learning difficulties in written language |
title |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita Madeira, Beatriz Colpani Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização Learning difficulties Writing Literacy |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita |
author |
Madeira, Beatriz Colpani |
author_facet |
Madeira, Beatriz Colpani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andréia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Beatriz Colpani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização Learning difficulties Writing Literacy |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização Learning difficulties Writing Literacy |
description |
O domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-07-13T18:44:14Z 2023-07-13T18:44:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244572 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129395962937344 |