A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90972
Resumo: A tabela periódica é considerada como um dos recursos e instrumentos mais importantes para a busca de informações sobre os elementos químicos e suas propriedades pela maioria daqueles que atuam no Ensino de Química. Os estudantes de Licenciatura em Química, futuros professores, devem estar atentos a estes recursos para que possam explorá-los de maneira a proporcionar um melhor aproveitamento na transposição didática de seu conteúdo e relacioná-lo a outros temas na Química. Neste trabalho buscou-se compreender como está sendo a abordagem do Ensino da Tabela Periódica nos cursos de formação inicial de professores, se é feito um estudo histórico da estruturação desta tabela e quais os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Analisamos também algumas características inerentes que se espera que um professor de Química tenho nos dias de hoje. Dando início aos trabalhos, realizou-se um levantamento histórico sobre a construção da Tabela Periódica, e as evoluções conceituais envolvidas neste caminho. A metodologia de pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico foi utilizada nesta investigação. Para sua realização utilizou-se de entrevistas com os coordenadores de cursos e professores que abordam o tema em três cursos de Licenciatura em Química vinculados a uma Universidade pública do Estado de São Paulo, buscando verificar como é feita a abordagem deste conteúdo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e em sua análise preocupou-se em descrever as experiências dos entrevistados no planejamento e ensino da Tabela Periódica. Os resultados obtidos indicam que o ensino da Tabela Periódica é realizado a maior parte do tempo de maneira tradicional, utilizando principalmente aulas expositivas com o uso de lousa e giz, com ênfase nas explicações...
id UNSP_037863924987802c8c8faf1716fd011c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90972
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de químicaQuímica - Formação de professoresQuimica - HistoriaChemistry - HistoryA tabela periódica é considerada como um dos recursos e instrumentos mais importantes para a busca de informações sobre os elementos químicos e suas propriedades pela maioria daqueles que atuam no Ensino de Química. Os estudantes de Licenciatura em Química, futuros professores, devem estar atentos a estes recursos para que possam explorá-los de maneira a proporcionar um melhor aproveitamento na transposição didática de seu conteúdo e relacioná-lo a outros temas na Química. Neste trabalho buscou-se compreender como está sendo a abordagem do Ensino da Tabela Periódica nos cursos de formação inicial de professores, se é feito um estudo histórico da estruturação desta tabela e quais os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Analisamos também algumas características inerentes que se espera que um professor de Química tenho nos dias de hoje. Dando início aos trabalhos, realizou-se um levantamento histórico sobre a construção da Tabela Periódica, e as evoluções conceituais envolvidas neste caminho. A metodologia de pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico foi utilizada nesta investigação. Para sua realização utilizou-se de entrevistas com os coordenadores de cursos e professores que abordam o tema em três cursos de Licenciatura em Química vinculados a uma Universidade pública do Estado de São Paulo, buscando verificar como é feita a abordagem deste conteúdo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e em sua análise preocupou-se em descrever as experiências dos entrevistados no planejamento e ensino da Tabela Periódica. Os resultados obtidos indicam que o ensino da Tabela Periódica é realizado a maior parte do tempo de maneira tradicional, utilizando principalmente aulas expositivas com o uso de lousa e giz, com ênfase nas explicações...The periodic table is considered to be one of the most important resource and instrument in the search of information about the elements and their properties by most of the professionals that are engaged in Chemistry Teaching. The teacher formation course studentes, future high school teaches, must be informed about these resources in order that they can use them in the improvement of the didactical transposition of this knowledge, relating it to order subjects of chemistry. In the present work we tried to understand how the teaching of the Periodic Table is being introduced in teacher's initial formation courses, if a historical approach of its developmentis used and which didactical resources were used in this task. It was also analyzed some inherent characteristics that is desirable to be found in a Chemistry teacher in the present time. Starting the work, it was initiallly elaborated a summary of the historical development of the Periodic Table, and the conceptual evolutions involved in this way. The qualitative research methodology with a phenomenological view was used in this investigation. In the process of data adquisition interviews with Course Coordinators and teachers related to periodic table teaching in three different undergraduate teacher formation courses of a public university of São Paulo State were used, in an attempt to verify the way this subject is presented. Semi structured interviews were used in the data adquisition process, and in their analysis the main concern was related to the detection of influence of the interviewed personal experiences in the planning and teaching of the concepts involved in the periodic table subject. The results obtained indicate that the periodic table teaching is performed most of the traditional way, mainly by expositive lectures using blackboard and chalk... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2011-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f. : il.application/pdfFERNANDES, Marcelo Augusto Martins. A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química. 2011. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90972000693079fernandes_mam_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:16:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:41.742219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
title A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
spellingShingle A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]
Química - Formação de professores
Quimica - Historia
Chemistry - History
title_short A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
title_full A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
title_fullStr A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
title_full_unstemmed A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
title_sort A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química
author Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]
author_facet Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marcelo Augusto Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Formação de professores
Quimica - Historia
Chemistry - History
topic Química - Formação de professores
Quimica - Historia
Chemistry - History
description A tabela periódica é considerada como um dos recursos e instrumentos mais importantes para a busca de informações sobre os elementos químicos e suas propriedades pela maioria daqueles que atuam no Ensino de Química. Os estudantes de Licenciatura em Química, futuros professores, devem estar atentos a estes recursos para que possam explorá-los de maneira a proporcionar um melhor aproveitamento na transposição didática de seu conteúdo e relacioná-lo a outros temas na Química. Neste trabalho buscou-se compreender como está sendo a abordagem do Ensino da Tabela Periódica nos cursos de formação inicial de professores, se é feito um estudo histórico da estruturação desta tabela e quais os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Analisamos também algumas características inerentes que se espera que um professor de Química tenho nos dias de hoje. Dando início aos trabalhos, realizou-se um levantamento histórico sobre a construção da Tabela Periódica, e as evoluções conceituais envolvidas neste caminho. A metodologia de pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico foi utilizada nesta investigação. Para sua realização utilizou-se de entrevistas com os coordenadores de cursos e professores que abordam o tema em três cursos de Licenciatura em Química vinculados a uma Universidade pública do Estado de São Paulo, buscando verificar como é feita a abordagem deste conteúdo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e em sua análise preocupou-se em descrever as experiências dos entrevistados no planejamento e ensino da Tabela Periódica. Os resultados obtidos indicam que o ensino da Tabela Periódica é realizado a maior parte do tempo de maneira tradicional, utilizando principalmente aulas expositivas com o uso de lousa e giz, com ênfase nas explicações...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Marcelo Augusto Martins. A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química. 2011. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90972
000693079
fernandes_mam_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv FERNANDES, Marcelo Augusto Martins. A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de química. 2011. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000693079
fernandes_mam_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129216894468096