Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191935 |
Resumo: | A Educação Infantil no Brasil é um assunto recente e contemporâneo. Documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, reconhecem a criança como um sujeito de direitos e, a partir de então, políticas públicas passam a ser estudadas e desenvolvidas para atender as singularidades da pequena infância. Os espaços que atendiam a faixa etária de 0 a 6 anos eram tidos como lugar de guarda, cuidado e alimentação de crianças pequenas. Por outro lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 trouxe um especial entendimento para este intervalo de idade, no qual define que o cuidado e o ensino são inerentes à educação, sendo esses inseparáveis. As creches e pré-escolas que compõem a Educação Infantil têm procurado formas de trabalho que desmistifique a ideia até aqui desenvolvida. Nesse sentido, o presente trabalho tem como problema de pesquisa avaliar se as Mostras Lúdicas Culturais na Educação Infantil podem ser pontes entre a escola e a comunidade educativa para o reconhecimento das creches e pré-escolas como lugar de cuidar e educar. O objetivo da pesquisa é apresentar e analisar a Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil como documentação pedagógica e instrumento de integração entre a escola, a família e a comunidade. A pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, com inspiração etnográfica e participativa, com etapas de investigação do objeto de pesquisa, coleta de dados e tratamento da informação. O produto educacional deste trabalho é o livro “Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil: só mostrar”? Com base na experiência da realização de sete mostras anteriores, espera-se que o estudo sobre a temática possa ser confirmado. |
id |
UNSP_051dd5c3d6bda8fdb81fa0aa187159fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191935 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógicaCultural playful exhibition in early childhood education: an integrating possibility in the registration and pedagogical documentationMostra lúdica culturalEducação infantilCriançaEscolaFamíliaCultural playful showEarly education childhoodChildSchoolFamilyA Educação Infantil no Brasil é um assunto recente e contemporâneo. Documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, reconhecem a criança como um sujeito de direitos e, a partir de então, políticas públicas passam a ser estudadas e desenvolvidas para atender as singularidades da pequena infância. Os espaços que atendiam a faixa etária de 0 a 6 anos eram tidos como lugar de guarda, cuidado e alimentação de crianças pequenas. Por outro lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 trouxe um especial entendimento para este intervalo de idade, no qual define que o cuidado e o ensino são inerentes à educação, sendo esses inseparáveis. As creches e pré-escolas que compõem a Educação Infantil têm procurado formas de trabalho que desmistifique a ideia até aqui desenvolvida. Nesse sentido, o presente trabalho tem como problema de pesquisa avaliar se as Mostras Lúdicas Culturais na Educação Infantil podem ser pontes entre a escola e a comunidade educativa para o reconhecimento das creches e pré-escolas como lugar de cuidar e educar. O objetivo da pesquisa é apresentar e analisar a Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil como documentação pedagógica e instrumento de integração entre a escola, a família e a comunidade. A pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, com inspiração etnográfica e participativa, com etapas de investigação do objeto de pesquisa, coleta de dados e tratamento da informação. O produto educacional deste trabalho é o livro “Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil: só mostrar”? Com base na experiência da realização de sete mostras anteriores, espera-se que o estudo sobre a temática possa ser confirmado.Early Childhood Education in Brazil is a recent and contemporary subject. Official documents such as the Federal Constitution of 1988 recognize the child as a subject of rights, and from then on, public policies begin to be studied and developed to meet the singularities of small childhood. Spaces that attended the age group from 0 to 6 years were considered as a place of custody, care and feeding of young children. On the other hand, the National Education Guidelines and Bases Act (LDBEN) 9394/96 brought a special understanding for this age interval, in which it defines that care and teaching are inherent to education, which are inseparable. The day care centers and preschools that make up Early Childhood Education have sought ways of work that demystify the idea developed so far. In this sense, the present work has as a research problem to evaluate whether the Cultural Playful Shows in Early Childhood Education can be bridges between the school and the educational community for the recognition of day care centers and preschools as a place of caring and educating. The aim of the research is to present and analyze the Cultural Playful Exhibition in Early Childhood Education as pedagogical documentation and instrument of integration between the school, the family and the community. The research is quantitative and qualitative, with ethnographic and participatory inspiration, with stages of investigation of the object of research, data collection and information processing. The educational product of this work is the book "Cultural Playful Exhibition in Early Childhood Education: just show? Based on the experience of conducting seven previous shows, it is expected that the study on the theme can be confirmed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Sintia Otuka2020-03-23T00:33:07Z2020-03-23T00:33:07Z2020-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19193500092980033004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:11:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:16:26.471485Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica Cultural playful exhibition in early childhood education: an integrating possibility in the registration and pedagogical documentation |
title |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
spellingShingle |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica Rossi, Sintia Otuka Mostra lúdica cultural Educação infantil Criança Escola Família Cultural playful show Early education childhood Child School Family |
title_short |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
title_full |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
title_fullStr |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
title_sort |
Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica |
author |
Rossi, Sintia Otuka |
author_facet |
Rossi, Sintia Otuka |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Sintia Otuka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mostra lúdica cultural Educação infantil Criança Escola Família Cultural playful show Early education childhood Child School Family |
topic |
Mostra lúdica cultural Educação infantil Criança Escola Família Cultural playful show Early education childhood Child School Family |
description |
A Educação Infantil no Brasil é um assunto recente e contemporâneo. Documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, reconhecem a criança como um sujeito de direitos e, a partir de então, políticas públicas passam a ser estudadas e desenvolvidas para atender as singularidades da pequena infância. Os espaços que atendiam a faixa etária de 0 a 6 anos eram tidos como lugar de guarda, cuidado e alimentação de crianças pequenas. Por outro lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 trouxe um especial entendimento para este intervalo de idade, no qual define que o cuidado e o ensino são inerentes à educação, sendo esses inseparáveis. As creches e pré-escolas que compõem a Educação Infantil têm procurado formas de trabalho que desmistifique a ideia até aqui desenvolvida. Nesse sentido, o presente trabalho tem como problema de pesquisa avaliar se as Mostras Lúdicas Culturais na Educação Infantil podem ser pontes entre a escola e a comunidade educativa para o reconhecimento das creches e pré-escolas como lugar de cuidar e educar. O objetivo da pesquisa é apresentar e analisar a Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil como documentação pedagógica e instrumento de integração entre a escola, a família e a comunidade. A pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, com inspiração etnográfica e participativa, com etapas de investigação do objeto de pesquisa, coleta de dados e tratamento da informação. O produto educacional deste trabalho é o livro “Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil: só mostrar”? Com base na experiência da realização de sete mostras anteriores, espera-se que o estudo sobre a temática possa ser confirmado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23T00:33:07Z 2020-03-23T00:33:07Z 2020-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191935 000929800 33004056091P0 8897176542462072 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191935 |
identifier_str_mv |
000929800 33004056091P0 8897176542462072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128492524535808 |