Mostra lúdica cultural na educação infantil: uma possibilidade integradora no registro e documentação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Sintia Otuka
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191935
Resumo: A Educação Infantil no Brasil é um assunto recente e contemporâneo. Documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, reconhecem a criança como um sujeito de direitos e, a partir de então, políticas públicas passam a ser estudadas e desenvolvidas para atender as singularidades da pequena infância. Os espaços que atendiam a faixa etária de 0 a 6 anos eram tidos como lugar de guarda, cuidado e alimentação de crianças pequenas. Por outro lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 trouxe um especial entendimento para este intervalo de idade, no qual define que o cuidado e o ensino são inerentes à educação, sendo esses inseparáveis. As creches e pré-escolas que compõem a Educação Infantil têm procurado formas de trabalho que desmistifique a ideia até aqui desenvolvida. Nesse sentido, o presente trabalho tem como problema de pesquisa avaliar se as Mostras Lúdicas Culturais na Educação Infantil podem ser pontes entre a escola e a comunidade educativa para o reconhecimento das creches e pré-escolas como lugar de cuidar e educar. O objetivo da pesquisa é apresentar e analisar a Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil como documentação pedagógica e instrumento de integração entre a escola, a família e a comunidade. A pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, com inspiração etnográfica e participativa, com etapas de investigação do objeto de pesquisa, coleta de dados e tratamento da informação. O produto educacional deste trabalho é o livro “Mostra Lúdica Cultural na Educação Infantil: só mostrar”? Com base na experiência da realização de sete mostras anteriores, espera-se que o estudo sobre a temática possa ser confirmado.
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