O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252687 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas. |
id |
UNSP_07cbcb5f6107b1008c468776f9c9e7cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252687 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de físicaThe supervised internship as a formative experience for a future physics teacherexperiência formativainvestigação da própria práticaformação inicial de professoresensino de físicaformative experienceinvestigation of one's own practiceinitial teacher trainingphysics teachingO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas.The aim of this paper is to identify and analyze the formative experience that the trainee can develop during Supervised Internships III and IV. For this purpose, Walter Benjamin's concept of formative experience will be used. The research methodology is qualitative in nature and the concept of investigating one's own practice will be based on the theoretical assumptions of critical educational research by Wilfred Carr and Stephen Kemmis, and Paulo Freire concepts of action research. The data will be collected through narratives, after each supervised internship class, a field diary and the planning of didactic sequences. The data will be organized using Laurence Bardin's theoretical framework of content analysis. Afterwards, they will be analyzed using Walter Benjamin's theoretical framework, seeking to identify moments in which experiences occurred, coming from involuntary memories, and moments that were just experiences, which require effort to remember. In this way, by reading the narratives, we can ascertain when there were formative experiences.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortoletto, Adriana [UNESP]Santana, Gabriela2024-01-12T15:03:59Z2024-01-12T15:03:59Z2023-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-01T20:13:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:15:27.906001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física The supervised internship as a formative experience for a future physics teacher |
title |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
spellingShingle |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física Santana, Gabriela experiência formativa investigação da própria prática formação inicial de professores ensino de física formative experience investigation of one's own practice initial teacher training physics teaching |
title_short |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
title_full |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
title_fullStr |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
title_sort |
O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física |
author |
Santana, Gabriela |
author_facet |
Santana, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortoletto, Adriana [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência formativa investigação da própria prática formação inicial de professores ensino de física formative experience investigation of one's own practice initial teacher training physics teaching |
topic |
experiência formativa investigação da própria prática formação inicial de professores ensino de física formative experience investigation of one's own practice initial teacher training physics teaching |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-09 2024-01-12T15:03:59Z 2024-01-12T15:03:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252687 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129301686517760 |