O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Gabriela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252687
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas.
id UNSP_07cbcb5f6107b1008c468776f9c9e7cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252687
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de físicaThe supervised internship as a formative experience for a future physics teacherexperiência formativainvestigação da própria práticaformação inicial de professoresensino de físicaformative experienceinvestigation of one's own practiceinitial teacher trainingphysics teachingO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas.The aim of this paper is to identify and analyze the formative experience that the trainee can develop during Supervised Internships III and IV. For this purpose, Walter Benjamin's concept of formative experience will be used. The research methodology is qualitative in nature and the concept of investigating one's own practice will be based on the theoretical assumptions of critical educational research by Wilfred Carr and Stephen Kemmis, and Paulo Freire concepts of action research. The data will be collected through narratives, after each supervised internship class, a field diary and the planning of didactic sequences. The data will be organized using Laurence Bardin's theoretical framework of content analysis. Afterwards, they will be analyzed using Walter Benjamin's theoretical framework, seeking to identify moments in which experiences occurred, coming from involuntary memories, and moments that were just experiences, which require effort to remember. In this way, by reading the narratives, we can ascertain when there were formative experiences.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortoletto, Adriana [UNESP]Santana, Gabriela2024-01-12T15:03:59Z2024-01-12T15:03:59Z2023-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-01T20:13:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:15:27.906001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
The supervised internship as a formative experience for a future physics teacher
title O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
spellingShingle O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
Santana, Gabriela
experiência formativa
investigação da própria prática
formação inicial de professores
ensino de física
formative experience
investigation of one's own practice
initial teacher training
physics teaching
title_short O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
title_full O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
title_fullStr O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
title_full_unstemmed O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
title_sort O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física
author Santana, Gabriela
author_facet Santana, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoletto, Adriana [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv experiência formativa
investigação da própria prática
formação inicial de professores
ensino de física
formative experience
investigation of one's own practice
initial teacher training
physics teaching
topic experiência formativa
investigação da própria prática
formação inicial de professores
ensino de física
formative experience
investigation of one's own practice
initial teacher training
physics teaching
description O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a experiência formativa que a estagiária pode desenvolver ao longo dos Estágios Supervisionados III e IV. Para esse propósito, será usado o conceito de experiência formativa de Walter Benjamin. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a concepção de investigação da própria prática se fundamentará nos pressupostos teóricos da investigação educacional crítica de Wilfred Carr e Stephen Kemmis, e em conceitos de Paulo Freire sobre investigação-ação. Os dados serão coletados por meio de narrativas, após cada aula de Estágio Supervisionado de regência, diário de campo e planejamento de sequências didáticas. Dessa forma, os dados serão organizados por meio do referencial teórico de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A posteriori os mesmos serão analisados com o referencial teórico de Walter Benjamin, buscando identificar momentos em que ocorreram experiências, vindas de memórias involuntárias, e momentos que foram apenas vivências, que demandam esforço para serem lembradas. Desse modo, averiguando com a leitura das narrativas ocasiões que houveram experiências formativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-09
2024-01-12T15:03:59Z
2024-01-12T15:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252687
identifier_str_mv SANTANA, Gabriela. O estágio supervisionado como experiência formativa para uma futura professora de física. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129301686517760