A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139897 |
Resumo: | No presente trabalho apresentamos parte das reflexões teóricas e contextualizações realizadas no âmbito da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos gerais: 1.Identificar e caracterizar os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES públicas parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses modelos, o tutor virtual constitui sua profissionalidade. Discutir acerca do sistema de acompanhamento e apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação a distância em nível superior nos remete à tutoria e ao trabalho do tutor e, consequentemente, ao trabalho docente nesse nível de ensino. Para tanto, a discussão realizada neste texto se constitui a partir dos seguintes aspectos: 1)A educação a distância como uma das estratégias de expansão do ensino superior; 2)A centralidade da formação de professores nas políticas de educação a distância, especialmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB); 3) A tutoria como elemento constitutivo fundamental da educação a distância e o tutor como um novo agente que passa a compartilhar da docência na educação a distância; 4)O trabalho docente na educação a distância, suas condições e precarizações, com destaque para o trabalho do tutor virtual. Finalizamos o presente texto apontando para urgência de que sejam repensadas e revistas as condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância, especialmente o tutor virtual que assume responsabilidades docentes pela formação dos alunos, futuros professores. Revisões essas que precisam ser feitas tanto política quanto institucionalmente. |
id |
UNSP_14c4c9a38a5be246eaf1aed82bab3a07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139897 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior?No presente trabalho apresentamos parte das reflexões teóricas e contextualizações realizadas no âmbito da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos gerais: 1.Identificar e caracterizar os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES públicas parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses modelos, o tutor virtual constitui sua profissionalidade. Discutir acerca do sistema de acompanhamento e apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação a distância em nível superior nos remete à tutoria e ao trabalho do tutor e, consequentemente, ao trabalho docente nesse nível de ensino. Para tanto, a discussão realizada neste texto se constitui a partir dos seguintes aspectos: 1)A educação a distância como uma das estratégias de expansão do ensino superior; 2)A centralidade da formação de professores nas políticas de educação a distância, especialmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB); 3) A tutoria como elemento constitutivo fundamental da educação a distância e o tutor como um novo agente que passa a compartilhar da docência na educação a distância; 4)O trabalho docente na educação a distância, suas condições e precarizações, com destaque para o trabalho do tutor virtual. Finalizamos o presente texto apontando para urgência de que sejam repensadas e revistas as condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância, especialmente o tutor virtual que assume responsabilidades docentes pela formação dos alunos, futuros professores. Revisões essas que precisam ser feitas tanto política quanto institucionalmente.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP]Lima, Claudia Maria de [UNESP]2016-06-28T17:32:08Z2016-06-28T17:32:08Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6904-6916application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6904-69169708-2011http://hdl.handle.net/11449/139897ISSN2236-9708-2011-6904-6916.pdf59314687970763740000-0003-4979-5070porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:12:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139897Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:58:07.906255Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
title |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
spellingShingle |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP] |
title_short |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
title_full |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
title_fullStr |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
title_full_unstemmed |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
title_sort |
A tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior? |
author |
Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP] Lima, Claudia Maria de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Claudia Maria de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisnaine Priscila Martins de [UNESP] Lima, Claudia Maria de [UNESP] |
description |
No presente trabalho apresentamos parte das reflexões teóricas e contextualizações realizadas no âmbito da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos gerais: 1.Identificar e caracterizar os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES públicas parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses modelos, o tutor virtual constitui sua profissionalidade. Discutir acerca do sistema de acompanhamento e apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação a distância em nível superior nos remete à tutoria e ao trabalho do tutor e, consequentemente, ao trabalho docente nesse nível de ensino. Para tanto, a discussão realizada neste texto se constitui a partir dos seguintes aspectos: 1)A educação a distância como uma das estratégias de expansão do ensino superior; 2)A centralidade da formação de professores nas políticas de educação a distância, especialmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB); 3) A tutoria como elemento constitutivo fundamental da educação a distância e o tutor como um novo agente que passa a compartilhar da docência na educação a distância; 4)O trabalho docente na educação a distância, suas condições e precarizações, com destaque para o trabalho do tutor virtual. Finalizamos o presente texto apontando para urgência de que sejam repensadas e revistas as condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância, especialmente o tutor virtual que assume responsabilidades docentes pela formação dos alunos, futuros professores. Revisões essas que precisam ser feitas tanto política quanto institucionalmente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:08Z 2016-06-28T17:32:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6904-6916 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139897 ISSN2236-9708-2011-6904-6916.pdf 5931468797076374 0000-0003-4979-5070 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139897 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6904-6916 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6904-6916.pdf 5931468797076374 0000-0003-4979-5070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6904-6916 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128879735341056 |