FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Carlos Augusto Gabriel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191819
Resumo: Com a exigência cada vez maior do consumidor por produtos e serviços isentos de falhas, as organizações buscam manter seu valor competitivo fazendo uso de metodologias e ferramentas que assegurem e aperfeiçoem seus processos. A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) tem provado ser uma ferramenta eficaz na antecipação e diminuição da possibilidade de falha, entretanto, o método convencional de cálculo do RPN (Risk Priority Number) tem sido criticado extensivamente na literatura por não se considerar a importância relativa entre os três fatores de risco (Severidade, Ocorrência e Detecção). Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal identificar o grau de prioridade a ser atribuído a cada um dos três fatores de risco. Metodologicamente essa pesquisa foi suportada por um estudo de campo, onde 16 funcionários que atuam no setor automotivo e aplicam efetivamente a FMEA participaram de uma pesquisa utilizando o AHP (Analytic Hierarchy Process). Como resultados principais, observa-se a existência de uma diferença significativa a favor da Severidade.
id UNSP_1e99ff9ee0b180768e3e3ca589cae6b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191819
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)Process FMEA in the automotive industry: an analysis on the application of the risk priority number (RPN)FMEA de processo.Indústria automotiva.Análise de riscos.Fatores de risco.AHP.Controle de processoAvaliação de riscosProcesso decisórioIndustria automobilísticaAutomotive industryRisk analysisRisk factorsCom a exigência cada vez maior do consumidor por produtos e serviços isentos de falhas, as organizações buscam manter seu valor competitivo fazendo uso de metodologias e ferramentas que assegurem e aperfeiçoem seus processos. A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) tem provado ser uma ferramenta eficaz na antecipação e diminuição da possibilidade de falha, entretanto, o método convencional de cálculo do RPN (Risk Priority Number) tem sido criticado extensivamente na literatura por não se considerar a importância relativa entre os três fatores de risco (Severidade, Ocorrência e Detecção). Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal identificar o grau de prioridade a ser atribuído a cada um dos três fatores de risco. Metodologicamente essa pesquisa foi suportada por um estudo de campo, onde 16 funcionários que atuam no setor automotivo e aplicam efetivamente a FMEA participaram de uma pesquisa utilizando o AHP (Analytic Hierarchy Process). Como resultados principais, observa-se a existência de uma diferença significativa a favor da Severidade.With increasing demand by consumers for products and services free of flaws, organizations try to maintain their competitive value by using methods and tools to enable improvement of their processes. Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) has proven to be effective for the anticipation and avoidance of failures, but the conventional method of calculating its Risk Priority Number (RPN) has been widely criticized in the literature for not considering the relative importance of the three risk factors (severity, occurrence and detection). In this context, the main objective of this article is to identify the priority degree to be attributed to each of those three risk factors. Methodologically, it is based on a field study where 16 employees in the automotive sector who apply FMEA took part in a survey, with their responses submitted to the Analytic Hierarchy Process (AHP). The main result was the existence of a significant difference in favor of severity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]Oliveira, Ualison Rebula deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Carlos Augusto Gabriel2020-03-11T15:01:31Z2020-03-11T15:01:31Z2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19181900092955533004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:52.125636Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
Process FMEA in the automotive industry: an analysis on the application of the risk priority number (RPN)
title FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
spellingShingle FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
Menezes, Carlos Augusto Gabriel
FMEA de processo.
Indústria automotiva.
Análise de riscos.
Fatores de risco.
AHP.
Controle de processo
Avaliação de riscos
Processo decisório
Industria automobilística
Automotive industry
Risk analysis
Risk factors
title_short FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
title_full FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
title_fullStr FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
title_full_unstemmed FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
title_sort FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)
author Menezes, Carlos Augusto Gabriel
author_facet Menezes, Carlos Augusto Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
Oliveira, Ualison Rebula de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Carlos Augusto Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv FMEA de processo.
Indústria automotiva.
Análise de riscos.
Fatores de risco.
AHP.
Controle de processo
Avaliação de riscos
Processo decisório
Industria automobilística
Automotive industry
Risk analysis
Risk factors
topic FMEA de processo.
Indústria automotiva.
Análise de riscos.
Fatores de risco.
AHP.
Controle de processo
Avaliação de riscos
Processo decisório
Industria automobilística
Automotive industry
Risk analysis
Risk factors
description Com a exigência cada vez maior do consumidor por produtos e serviços isentos de falhas, as organizações buscam manter seu valor competitivo fazendo uso de metodologias e ferramentas que assegurem e aperfeiçoem seus processos. A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) tem provado ser uma ferramenta eficaz na antecipação e diminuição da possibilidade de falha, entretanto, o método convencional de cálculo do RPN (Risk Priority Number) tem sido criticado extensivamente na literatura por não se considerar a importância relativa entre os três fatores de risco (Severidade, Ocorrência e Detecção). Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal identificar o grau de prioridade a ser atribuído a cada um dos três fatores de risco. Metodologicamente essa pesquisa foi suportada por um estudo de campo, onde 16 funcionários que atuam no setor automotivo e aplicam efetivamente a FMEA participaram de uma pesquisa utilizando o AHP (Analytic Hierarchy Process). Como resultados principais, observa-se a existência de uma diferença significativa a favor da Severidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11T15:01:31Z
2020-03-11T15:01:31Z
2020-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191819
000929555
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/191819
identifier_str_mv 000929555
33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128546661466112