A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154172
Resumo: Este trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade.
id UNSP_218dea840a47e304cd79bcdd73ad004d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154172
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicasThe construction of vocal performance in Brazilian Portuguese in three models: lyrical, chamber and belting: pedagogical strategiesCantoPedagogia vocalPerformanceTransição de gêneros vocaisBettingLíricoMúsica de câmara brasileiraSingingVocal pedagogyPerformanceVocal genre transitionBeltingBrazilian chamber musicEste trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade.This work seeks to develop a pedagogical protocol with strategies that try to help singers transition across genres, namely lyrical, Brazilian chamber music and belting sung in Portuguese, besides offering a model for pedagogical vocal conditioning based on concepts of voice physiology and the best use of the laryngeal musculature, borrowed from the physical therapy science, since there are not enough studies within the voice field to scaffold vocal quantity and quality as to the physical limits of the muscles involved in singing whichever the genre. Specific aims: 1. stylistically describing the genres in the study; 2. designing and theoretically supporting the genre transition protocol; 3. trying out the protocol with a subject. The results from larynx analyses and spectrographic data revealed an improvement in the studied singer’s performance in all genres, with an increase in the energy of spectrum, higher vibrato evenness and the singer’s account of ease emission. The study cast a reflection on the difficulties singers find in their professional daily praxis, brought voice teachers new data regarding their practice and pedagogical decisions as well as quantitative and qualitative assessments of vocal exercises and their applicability.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Padovani, MarinaNeves, LucianoFernandes, Angelo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]2018-06-06T15:33:18Z2018-06-06T15:33:18Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15417200090246633004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:09:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:09:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
The construction of vocal performance in Brazilian Portuguese in three models: lyrical, chamber and belting: pedagogical strategies
title A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
spellingShingle A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
Canto
Pedagogia vocal
Performance
Transição de gêneros vocais
Betting
Lírico
Música de câmara brasileira
Singing
Vocal pedagogy
Performance
Vocal genre transition
Belting
Brazilian chamber music
title_short A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
title_full A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
title_fullStr A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
title_full_unstemmed A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
title_sort A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
author Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
author_facet Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Padovani, Marina
Neves, Luciano
Fernandes, Angelo José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Pedagogia vocal
Performance
Transição de gêneros vocais
Betting
Lírico
Música de câmara brasileira
Singing
Vocal pedagogy
Performance
Vocal genre transition
Belting
Brazilian chamber music
topic Canto
Pedagogia vocal
Performance
Transição de gêneros vocais
Betting
Lírico
Música de câmara brasileira
Singing
Vocal pedagogy
Performance
Vocal genre transition
Belting
Brazilian chamber music
description Este trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
2018-06-06T15:33:18Z
2018-06-06T15:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154172
000902466
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/154172
identifier_str_mv 000902466
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649559474208768