A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154172 |
Resumo: | Este trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade. |
id |
UNSP_218dea840a47e304cd79bcdd73ad004d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/154172 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicasThe construction of vocal performance in Brazilian Portuguese in three models: lyrical, chamber and belting: pedagogical strategiesCantoPedagogia vocalPerformanceTransição de gêneros vocaisBettingLíricoMúsica de câmara brasileiraSingingVocal pedagogyPerformanceVocal genre transitionBeltingBrazilian chamber musicEste trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade.This work seeks to develop a pedagogical protocol with strategies that try to help singers transition across genres, namely lyrical, Brazilian chamber music and belting sung in Portuguese, besides offering a model for pedagogical vocal conditioning based on concepts of voice physiology and the best use of the laryngeal musculature, borrowed from the physical therapy science, since there are not enough studies within the voice field to scaffold vocal quantity and quality as to the physical limits of the muscles involved in singing whichever the genre. Specific aims: 1. stylistically describing the genres in the study; 2. designing and theoretically supporting the genre transition protocol; 3. trying out the protocol with a subject. The results from larynx analyses and spectrographic data revealed an improvement in the studied singer’s performance in all genres, with an increase in the energy of spectrum, higher vibrato evenness and the singer’s account of ease emission. The study cast a reflection on the difficulties singers find in their professional daily praxis, brought voice teachers new data regarding their practice and pedagogical decisions as well as quantitative and qualitative assessments of vocal exercises and their applicability.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Padovani, MarinaNeves, LucianoFernandes, Angelo José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP]2018-06-06T15:33:18Z2018-06-06T15:33:18Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15417200090246633004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:09:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:22:32.181447Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas The construction of vocal performance in Brazilian Portuguese in three models: lyrical, chamber and belting: pedagogical strategies |
title |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
spellingShingle |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP] Canto Pedagogia vocal Performance Transição de gêneros vocais Betting Lírico Música de câmara brasileira Singing Vocal pedagogy Performance Vocal genre transition Belting Brazilian chamber music |
title_short |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
title_full |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
title_fullStr |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
title_sort |
A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lírico, câmara e belting: estratégias pedagógicas |
author |
Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP] |
author_facet |
Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Padovani, Marina Neves, Luciano Fernandes, Angelo José [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamun, Walter Williams Albrechet [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Pedagogia vocal Performance Transição de gêneros vocais Betting Lírico Música de câmara brasileira Singing Vocal pedagogy Performance Vocal genre transition Belting Brazilian chamber music |
topic |
Canto Pedagogia vocal Performance Transição de gêneros vocais Betting Lírico Música de câmara brasileira Singing Vocal pedagogy Performance Vocal genre transition Belting Brazilian chamber music |
description |
Este trabalho visa a construção de um protocolo pedagógico que ofereça estratégias para auxiliar cantores na transição entre os gêneros lírico, música de câmara brasileira e belting em português, além de apresentar um modelo de condicionamento pedagógico vocal baseado em conceitos de fisiologia da voz e de aproveitamento máximo da musculatura laríngea, emprestados da ciência da fisioterapia, uma vez que na área de voz ainda não há muitos trabalhos que norteiem quantidade e qualidade vocal relativos aos limites físicos de uso da musculatura envolvida no processo de cantar em qualquer que seja o gênero. Objetivos específicos: 1. Descrever cada gênero em seus conceitos estilísticos; 2. Construir e fundamentar o protocolo de estratégias de transição entre os gêneros; 3. Testar a aplicabilidade do protocolo com um sujeito. Com os resultados obtidos pelas avaliações de laringe e dados espectrográficos, notou-se uma melhora da performance da cantora analisada em todos os gêneros abordados, sendo verificados aumento de energia de espectro, maior regularidade de vibrato e um auto relato da cantora de mais facilidade de emissão em todos os gêneros. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre as dificuldades dos cantores em suas práxis diárias no mercado de trabalho, trouxe novos dados para os professores referentes ao direcionamento das suas prática e construção pedagógica bem como avaliações qualitativa e quantitativa de exercícios vocais e sua aplicabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 2018-06-06T15:33:18Z 2018-06-06T15:33:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/154172 000902466 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/154172 |
identifier_str_mv |
000902466 33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128639206686720 |