Os exemplos lexicográficos em dicionários eletrônicos: uma análise do potencial didático para o ensino de espanhol para brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193034 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se na linha dos Estudos do Léxico, vincula-se ao campo da Metalexicografia e tem como objeto de descrição e análise os exemplos lexicográficos. Neste sentido, nosso objetivo é analisar uma amostra de enunciados registrados como mostras de uso na microestrutura de dicionários monolíngues, bilíngues e semibilíngues, disponíveis em suportes eletrônicos, a fim de verificar o potencial didático desses componentes para o estudante brasileiro, aprendiz de espanhol como língua estrangeira. Os exemplos podem figurar nos dicionários para, entre outras funções, auxiliar os consulentes a compreenderem e a usarem adequadamente as unidades léxicas, as acepções e outros componentes do verbete. Sabemos que os dicionários são materiais que contribuem com os processos de ensino e de aprendizagem de línguas e, atualmente, sua disponibilização nos suportes eletrônicos pode facilitar esses processos. Diante desses aspectos, a presente pesquisa fundamenta-se em trabalhos desenvolvidos na Lexicografia Pedagógica monolíngue, bilíngue e semibilíngue (CASTILLO CARBALLO; GARCÍA PLATERO, 2003; WELKER, 2004; ZAVAGLIA, NADIN, 2018); na Lexicografia Eletrônica (ÁGUILA ESCOBAR, 2006; GELPÍ ARROYO, 2003) e em pesquisas realizadas sobre os exemplos lexicográficos (JACINTO GARCÍA, 2015a, 2015b; MODEL, 2009; LIMA, 2017). Para realizar as análises, precisamos, primeiramente, selecionar os dicionários eletrônicos, partimos da disponibilidade gratuita em suporte on-line ou o fácil acesso a CD-ROM, DVDs ou aplicativos. Na sequência, selecionamos as unidades léxicas e a parcela de exemplos de uso que seriam analisados. Após essas etapas, analisamos os componentes e a presença dos exemplos nos dicionários eletrônicos e observamos a adequação dos enunciados aos critérios estabelecidos, bem como as propriedades que eles possuem para que sejam considerados didáticos e para que possam desempenhar adequadamente todas as funções inerentes a esses componentes. Analisamos cinquenta e quatro enunciados cujos resultados revelaram a presença significativa de exemplos com conteúdos didáticos e que podem auxiliar nosso público em potencial. Logo, observamos que esses componentes nos dicionários eletrônicos podem ser viáveis, visto que ampliam seu valor didático e possibilitam que sejam materiais didáticos complementares cada vez mais relevantes para os aprendizes. |
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Os exemplos lexicográficos em dicionários eletrônicos: uma análise do potencial didático para o ensino de espanhol para brasileirosLos ejemplos lexicográficos en diccionarios electrónicos: un análisis del potencial didáctico para la enseñanza de español para brasileñosExemplo lexicográficoLexicografia pedagógicaDicionários eletrônicosEspanhol como língua estrangeiraAprendizes brasileirosLexicographic examplePedagogical lexicographyElectronics dictionariesSpanish foreign languageBrazilian apprenticesEjemplo lexicográficoLexicografía pedagógicaDiccionarios electrónicosEspañol como lengua extranjeraAprendices brasileñosO presente trabalho insere-se na linha dos Estudos do Léxico, vincula-se ao campo da Metalexicografia e tem como objeto de descrição e análise os exemplos lexicográficos. Neste sentido, nosso objetivo é analisar uma amostra de enunciados registrados como mostras de uso na microestrutura de dicionários monolíngues, bilíngues e semibilíngues, disponíveis em suportes eletrônicos, a fim de verificar o potencial didático desses componentes para o estudante brasileiro, aprendiz de espanhol como língua estrangeira. Os exemplos podem figurar nos dicionários para, entre outras funções, auxiliar os consulentes a compreenderem e a usarem adequadamente as unidades léxicas, as acepções e outros componentes do verbete. Sabemos que os dicionários são materiais que contribuem com os processos de ensino e de aprendizagem de línguas e, atualmente, sua disponibilização nos suportes eletrônicos pode facilitar esses processos. Diante desses aspectos, a presente pesquisa fundamenta-se em trabalhos desenvolvidos na Lexicografia Pedagógica monolíngue, bilíngue e semibilíngue (CASTILLO CARBALLO; GARCÍA PLATERO, 2003; WELKER, 2004; ZAVAGLIA, NADIN, 2018); na Lexicografia Eletrônica (ÁGUILA ESCOBAR, 2006; GELPÍ ARROYO, 2003) e em pesquisas realizadas sobre os exemplos lexicográficos (JACINTO GARCÍA, 2015a, 2015b; MODEL, 2009; LIMA, 2017). Para realizar as análises, precisamos, primeiramente, selecionar os dicionários eletrônicos, partimos da disponibilidade gratuita em suporte on-line ou o fácil acesso a CD-ROM, DVDs ou aplicativos. Na sequência, selecionamos as unidades léxicas e a parcela de exemplos de uso que seriam analisados. Após essas etapas, analisamos os componentes e a presença dos exemplos nos dicionários eletrônicos e observamos a adequação dos enunciados aos critérios estabelecidos, bem como as propriedades que eles possuem para que sejam considerados didáticos e para que possam desempenhar adequadamente todas as funções inerentes a esses componentes. Analisamos cinquenta e quatro enunciados cujos resultados revelaram a presença significativa de exemplos com conteúdos didáticos e que podem auxiliar nosso público em potencial. Logo, observamos que esses componentes nos dicionários eletrônicos podem ser viáveis, visto que ampliam seu valor didático e possibilitam que sejam materiais didáticos complementares cada vez mais relevantes para os aprendizes.The present work is part of the line of Lexical Studies, linked to the field of Metalexicography and has as object of description and analysis the lexicographic examples. In this sense, our objective is to analyze a sample of statements recorded as displays of use in the microstructure of monolingual, bilingual and semibilingual dictionaries, available on electronic supports in order to verify the didactic potential of these components for the Brazilian student, apprentice of Spanish as a foreign language. The examples can be found in dictionaries for, among other functions, to assist users in understanding and properly using the lexical units, meanings and other components of the entry. We know that the dictionaries are materials that contribute to the language teaching and learning and, currently, its availability in electronic media can facilitate these processes. Given these aspects, this research is based on works developed in the Pedagogical Lexicography monolingual, bilingual and semi-bilingual (CASTILLO CARBALLO; GARCÍA PLATERO, 2003; WELKER, 2004; ZAVAGLIA, NADIN, 2018); in Electronic Lexicography (ÁGUILA ESCOBAR, 2006; GELPÍ ARROYO, 2003) and in the researches on lexicographic examples (JACINTO GARCÍA, 2015a, 2015b; MODEL, 2009; LIMA, 2017). To accomplish the analyses, we first need to select the electronic dictionaries, starting from the free availability in online support or the easy access to CD-ROM, DVD’s or applications. Next, we selected the lexical units and the portion of use examples that would be analyzed. After these steps, we analyzed the components and the presence of examples in the electronic dictionaries and observed the adequacy of the statements to the established criteria, as well as the properties they possess so that they are considered didactic and so that they can properly perform all the inherent functions of these components. We analyzed fifty-four statements whose results revealed the significant presence of examples with didactic content and that can help our potential audience. Therefore, we observed that these components in electronic dictionaries can be viable, since they expand their didactic value and enable them to be complementary teaching materials increasingly relevant to apprentices.Este trabajo se inserta en la línea de investigación Estudios del Léxico, se vincula más precisamente al campo de la Metalexicografía y tiene como objeto de descripción y análisis los ejemplos lexicográficos. En este sentido, nuestro objetivo es analizar una muestra de enunciados registrados como muestras de uso en la microestructura de diccionarios monolingües, bilingües y semibilingües, disponibles en soportes electrónicos, con el fin de verificar el potencial didáctico de esos enunciados para el estudiante brasileño, aprendiz de español como lengua extranjera. Los ejemplos pueden figurar en los diccionarios para, entre otras funciones, auxiliar el consultante en la comprensión y a utilizaren adecuadamente las unidades léxicas, las acepciones y otros componentes del artículo lexicográfico. Nosotros sabemos que los diccionarios son materiales que contribuyen con los procesos de enseñanza y de aprendizaje de lenguas, y actualmente, su presencia en los soportes electrónicos puede facilitar estos procesos. Así, por esos aspectos, la presente investigación se fundamenta a partir de trabajos desarrollados en la Lexicografía Pedagógica monolingüe, bilingüe y semibilingüe (CASTILLO CARBALLO; GARCÍA PLATERO, 2003; WELKER, 2004; ZAVAGLIA, NADIN, 2018); en la Lexicografía Electrónica (ÁGUILA ESCOBAR, 2006; GELPÍ ARROYO, 2003; RULL, 2008) y en investigaciones realizadas sobre los ejemplos lexicográficos (JACINTO GARCÍA, 2015; MODEL, 2009; LIMA, 2017). Para desarrollar nuestros análisis, necesitamos, primeramente, seleccionar los diccionarios electrónicos, partimos de la disponibilidad gratuita en soporte en línea o el fácil acceso a CD-ROM, DVDs o aplicaciones. En secuencia, seleccionamos las unidades léxicas y la parcela de ejemplos de uso que serían analizados. Después de esas etapas, analizamos los componentes y la presencia de los ejemplos en los diccionarios electrónicos y observamos la adecuación de los enunciados a los criterios establecidos, así como las propiedades que ellos poseen para que sean considerados didácticos y para que puedan desempañar adecuadamente todas las funciones inherentes a estos componentes. Analizamos cincuenta y cuatro enunciados cuyos resultados demostraron la presencia significativa de ejemplos con contenidos didácticos y que pueden auxiliar nuestro público. Luego, observamos que esos componentes en los diccionarios electrónicos pueden ser viables, ya que amplían su valor didáctico y posibilitan que sean materiales didácticos complementares cada vez más relevantes a los aprendices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Odair Luiz Nadin da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Raissa Adorno de [UNESP]2020-07-27T16:13:35Z2020-07-27T16:13:35Z2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19303433004030009P484693148739584940000-0002-4655-0724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:31.236175Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho insere-se na linha dos Estudos do Léxico, vincula-se ao campo da Metalexicografia e tem como objeto de descrição e análise os exemplos lexicográficos. Neste sentido, nosso objetivo é analisar uma amostra de enunciados registrados como mostras de uso na microestrutura de dicionários monolíngues, bilíngues e semibilíngues, disponíveis em suportes eletrônicos, a fim de verificar o potencial didático desses componentes para o estudante brasileiro, aprendiz de espanhol como língua estrangeira. Os exemplos podem figurar nos dicionários para, entre outras funções, auxiliar os consulentes a compreenderem e a usarem adequadamente as unidades léxicas, as acepções e outros componentes do verbete. Sabemos que os dicionários são materiais que contribuem com os processos de ensino e de aprendizagem de línguas e, atualmente, sua disponibilização nos suportes eletrônicos pode facilitar esses processos. Diante desses aspectos, a presente pesquisa fundamenta-se em trabalhos desenvolvidos na Lexicografia Pedagógica monolíngue, bilíngue e semibilíngue (CASTILLO CARBALLO; GARCÍA PLATERO, 2003; WELKER, 2004; ZAVAGLIA, NADIN, 2018); na Lexicografia Eletrônica (ÁGUILA ESCOBAR, 2006; GELPÍ ARROYO, 2003) e em pesquisas realizadas sobre os exemplos lexicográficos (JACINTO GARCÍA, 2015a, 2015b; MODEL, 2009; LIMA, 2017). Para realizar as análises, precisamos, primeiramente, selecionar os dicionários eletrônicos, partimos da disponibilidade gratuita em suporte on-line ou o fácil acesso a CD-ROM, DVDs ou aplicativos. Na sequência, selecionamos as unidades léxicas e a parcela de exemplos de uso que seriam analisados. Após essas etapas, analisamos os componentes e a presença dos exemplos nos dicionários eletrônicos e observamos a adequação dos enunciados aos critérios estabelecidos, bem como as propriedades que eles possuem para que sejam considerados didáticos e para que possam desempenhar adequadamente todas as funções inerentes a esses componentes. Analisamos cinquenta e quatro enunciados cujos resultados revelaram a presença significativa de exemplos com conteúdos didáticos e que podem auxiliar nosso público em potencial. Logo, observamos que esses componentes nos dicionários eletrônicos podem ser viáveis, visto que ampliam seu valor didático e possibilitam que sejam materiais didáticos complementares cada vez mais relevantes para os aprendizes. |
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