A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90966
Resumo: A pesquisa propõe investigar a compreensão de matemática de professores de um Curso de Pedagogia a distância. O campo escolhido para o desenvolvimento da investigação consitui-se pelo Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), especificamente o polo de Llicínea-MG. Foram sujeitos dessa pesquisa seis alunas da segunda turma desse curso (UAB2). O trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Efetuando reduções sucessivas articulamos categorias abrangentes que falam do modo como as alunas, sujeitos da pesquisa, compreendem matemática. Nesse processo, destacaram-se duas categorias: Matemática e seu ensino de Matemática: conteúdos e acepções. A primeira discute a formação discente, a prática e os recursos pedagógicos, entrelaçando os temas com o ensino de matemática. Nesse contexto, discute-se a formação do professor como um processo permanente, cunhado no exercício da profissão e seu papel no procsso de ensino e aprendizagem. Em relação à prática pedagógica destaca-se a importância da valorização dos conhecimentos que o aluno construiu em duas experiências cotidianas e das situações de sua realidade, em detrimento a práticas pedagógicas pautadas em um modelo tecnicista de ensino. O uso de jogos, de materiais concretos, o wiki e a videoaula são ressaltados como recursos favoráveis ao desenvolvimento dos alunos no trabalho com a matemática. A segunda categoria refere-se ao que as professoras dizem sobre a matemática, abordando o próprio conhecimento matemático, seus conteúdos e acepções, no horizonte ciberespaço. Nesse contexto, abordam-se questões relativas à realidade do espaço virtual. Em relação ao conhecimento matemático, trata-se da constituição do número e seu processo histórico, da origem de diferentes...
id UNSP_248070797de534125d2381e1fbfb824a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90966
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professoresMatemáticaCompreensãoMatemática - Formação de professoresEnsino a distânciaFenomenologiaMathematicsA pesquisa propõe investigar a compreensão de matemática de professores de um Curso de Pedagogia a distância. O campo escolhido para o desenvolvimento da investigação consitui-se pelo Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), especificamente o polo de Llicínea-MG. Foram sujeitos dessa pesquisa seis alunas da segunda turma desse curso (UAB2). O trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Efetuando reduções sucessivas articulamos categorias abrangentes que falam do modo como as alunas, sujeitos da pesquisa, compreendem matemática. Nesse processo, destacaram-se duas categorias: Matemática e seu ensino de Matemática: conteúdos e acepções. A primeira discute a formação discente, a prática e os recursos pedagógicos, entrelaçando os temas com o ensino de matemática. Nesse contexto, discute-se a formação do professor como um processo permanente, cunhado no exercício da profissão e seu papel no procsso de ensino e aprendizagem. Em relação à prática pedagógica destaca-se a importância da valorização dos conhecimentos que o aluno construiu em duas experiências cotidianas e das situações de sua realidade, em detrimento a práticas pedagógicas pautadas em um modelo tecnicista de ensino. O uso de jogos, de materiais concretos, o wiki e a videoaula são ressaltados como recursos favoráveis ao desenvolvimento dos alunos no trabalho com a matemática. A segunda categoria refere-se ao que as professoras dizem sobre a matemática, abordando o próprio conhecimento matemático, seus conteúdos e acepções, no horizonte ciberespaço. Nesse contexto, abordam-se questões relativas à realidade do espaço virtual. Em relação ao conhecimento matemático, trata-se da constituição do número e seu processo histórico, da origem de diferentes...The research proposes to investigate the comprehension of Mathematics of teachers from a Distance Pedagogy Course comprehend Mathematics. The field chosen for the development of the investigation took place in the Pedagogy Course of Universiade Aberta do Brasil of Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), specifically the Llicínea-MG pole. Six students from the second class of this course (UAB2) participated in this research. The work develops by means of a qualitative research of phenomenological approach. Making progressive reductions we articulated wide categories which talk about the way the students, research participants, comprehend Mathematics. In this process, two categories stood out: Mathematics and its teaching and Mathematics: contents and meanings. The first discusses the docent's formation, the practice and the pedagogical resources and the experiences of change in the students' formation process, twining the themes with the Mathematics teaching. The second category refers to what the teachers say about Mathematics, addressing the Mathematical Knowledge itself, its content and meanings, in the cyberespace horizon. In this context, it is discussed the formation of the teacher as a permanent process, coined in exercising the profession and its role in the process of teaching and learning. Regarding pedagogical practice the importance of the appreciation of the knowledge the student built in his daily experiences and in the situations of his reality stood out, over the pedagogical practices guided by a technicist model of teaching. The use of games, concrete materials, the wiki and the video class are highlighted as favorable resources to the developing of students working with Mathematics. The second category refers to what the teachers say about Mathematics, approaching the mathematical knowledge, itself, its contents and meanings, in the horizon... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Anastacio, Maria Queiroga Amoroso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2013-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis315 f. : il.application/pdfBARROS, Nélia Mara da Costa. A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90966000707833barros_nmc_dr_bauru.pdf33004056079P09350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:12:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90966Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:37:50.738627Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
title A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
spellingShingle A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]
Matemática
Compreensão
Matemática - Formação de professores
Ensino a distância
Fenomenologia
Mathematics
title_short A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
title_full A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
title_fullStr A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
title_full_unstemmed A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
title_sort A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores
author Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]
author_facet Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Anastacio, Maria Queiroga Amoroso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Nélia Mara da Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Compreensão
Matemática - Formação de professores
Ensino a distância
Fenomenologia
Mathematics
topic Matemática
Compreensão
Matemática - Formação de professores
Ensino a distância
Fenomenologia
Mathematics
description A pesquisa propõe investigar a compreensão de matemática de professores de um Curso de Pedagogia a distância. O campo escolhido para o desenvolvimento da investigação consitui-se pelo Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), especificamente o polo de Llicínea-MG. Foram sujeitos dessa pesquisa seis alunas da segunda turma desse curso (UAB2). O trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Efetuando reduções sucessivas articulamos categorias abrangentes que falam do modo como as alunas, sujeitos da pesquisa, compreendem matemática. Nesse processo, destacaram-se duas categorias: Matemática e seu ensino de Matemática: conteúdos e acepções. A primeira discute a formação discente, a prática e os recursos pedagógicos, entrelaçando os temas com o ensino de matemática. Nesse contexto, discute-se a formação do professor como um processo permanente, cunhado no exercício da profissão e seu papel no procsso de ensino e aprendizagem. Em relação à prática pedagógica destaca-se a importância da valorização dos conhecimentos que o aluno construiu em duas experiências cotidianas e das situações de sua realidade, em detrimento a práticas pedagógicas pautadas em um modelo tecnicista de ensino. O uso de jogos, de materiais concretos, o wiki e a videoaula são ressaltados como recursos favoráveis ao desenvolvimento dos alunos no trabalho com a matemática. A segunda categoria refere-se ao que as professoras dizem sobre a matemática, abordando o próprio conhecimento matemático, seus conteúdos e acepções, no horizonte ciberespaço. Nesse contexto, abordam-se questões relativas à realidade do espaço virtual. Em relação ao conhecimento matemático, trata-se da constituição do número e seu processo histórico, da origem de diferentes...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-22
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Nélia Mara da Costa. A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90966
000707833
barros_nmc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
identifier_str_mv BARROS, Nélia Mara da Costa. A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000707833
barros_nmc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/90966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 315 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128680733442048