A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Amélia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Bastos, Fernando [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007
http://hdl.handle.net/11449/26475
Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.
id UNSP_2494e36361c638af5beaa366cc69f59b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26475
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino MédioThe quantum theory systematic incomprehensibility and teachers difficulties concerning to the introduction of Modern and Contemporary Physics at High School LevelEnsino de FísicaEnsino da Física Moderna e ContemporâneaFormação de professores de FísicaTeoria crítica educacionalPhysics teachingModern and contemporary physics teachingPhysics teachers educationCritical educational theoryO objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.The main goal of this research is to evaluate the proposal to introduce Modern and Contemporary Physics (MCP) in Brazilian secondary and high schools. Our evaluation presupposes that teachers assume sometimes unconsciously, that the MCP basis theory is essentially misunderstood. In 2007, we investigate five in-service Brazilian Northeastern physics teachers discourses, in order to comprehend their perspectives and possibilities to introduce MCP in their classes, as well as, how these possibilities are related to their professional backgrounds. Teachers' discourses were analyzed using as referential the French Discourse Analysis and Critical Educational Theory. We realized that the interviewed teachers, even though attributing relevant role in introducing PMC in that school level, are not facing this challenge.Universidade Estadual da Paraíba Departamento de FísicaUnesp Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Federal de Alagoas (UFAL) Instituto de FísicaUnesp Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual da Paraíba Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Alagoas (UFAL)Monteiro, Maria AméliaNardi, Roberto [UNESP]Bastos, Fernando [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article557-580application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647510.1590/S1516-73132009000300007S1516-73132009000300007S1516-73132009000300007.pdf444994778347494595814680589219520000-0003-1626-7298SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:14.982910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
The quantum theory systematic incomprehensibility and teachers difficulties concerning to the introduction of Modern and Contemporary Physics at High School Level
title A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
spellingShingle A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
Monteiro, Maria Amélia
Ensino de Física
Ensino da Física Moderna e Contemporânea
Formação de professores de Física
Teoria crítica educacional
Physics teaching
Modern and contemporary physics teaching
Physics teachers education
Critical educational theory
title_short A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
title_full A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
title_fullStr A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
title_full_unstemmed A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
title_sort A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
author Monteiro, Maria Amélia
author_facet Monteiro, Maria Amélia
Nardi, Roberto [UNESP]
Bastos, Fernando [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Bastos, Fernando [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba Departamento de Física
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria Amélia
Nardi, Roberto [UNESP]
Bastos, Fernando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Ensino da Física Moderna e Contemporânea
Formação de professores de Física
Teoria crítica educacional
Physics teaching
Modern and contemporary physics teaching
Physics teachers education
Critical educational theory
topic Ensino de Física
Ensino da Física Moderna e Contemporânea
Formação de professores de Física
Teoria crítica educacional
Physics teaching
Modern and contemporary physics teaching
Physics teachers education
Critical educational theory
description O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T15:07:21Z
2014-05-20T15:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26475
10.1590/S1516-73132009000300007
S1516-73132009000300007
S1516-73132009000300007.pdf
4449947783474945
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007
http://hdl.handle.net/11449/26475
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.
1516-7313
10.1590/S1516-73132009000300007
S1516-73132009000300007
S1516-73132009000300007.pdf
4449947783474945
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 557-580
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129588542308352