A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007 http://hdl.handle.net/11449/26475 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio. |
id |
UNSP_2494e36361c638af5beaa366cc69f59b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26475 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino MédioThe quantum theory systematic incomprehensibility and teachers difficulties concerning to the introduction of Modern and Contemporary Physics at High School LevelEnsino de FísicaEnsino da Física Moderna e ContemporâneaFormação de professores de FísicaTeoria crítica educacionalPhysics teachingModern and contemporary physics teachingPhysics teachers educationCritical educational theoryO objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.The main goal of this research is to evaluate the proposal to introduce Modern and Contemporary Physics (MCP) in Brazilian secondary and high schools. Our evaluation presupposes that teachers assume sometimes unconsciously, that the MCP basis theory is essentially misunderstood. In 2007, we investigate five in-service Brazilian Northeastern physics teachers discourses, in order to comprehend their perspectives and possibilities to introduce MCP in their classes, as well as, how these possibilities are related to their professional backgrounds. Teachers' discourses were analyzed using as referential the French Discourse Analysis and Critical Educational Theory. We realized that the interviewed teachers, even though attributing relevant role in introducing PMC in that school level, are not facing this challenge.Universidade Estadual da Paraíba Departamento de FísicaUnesp Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Federal de Alagoas (UFAL) Instituto de FísicaUnesp Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual da Paraíba Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Alagoas (UFAL)Monteiro, Maria AméliaNardi, Roberto [UNESP]Bastos, Fernando [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article557-580application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647510.1590/S1516-73132009000300007S1516-73132009000300007S1516-73132009000300007.pdf444994778347494595814680589219520000-0003-1626-7298SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:14.982910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio The quantum theory systematic incomprehensibility and teachers difficulties concerning to the introduction of Modern and Contemporary Physics at High School Level |
title |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
spellingShingle |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Monteiro, Maria Amélia Ensino de Física Ensino da Física Moderna e Contemporânea Formação de professores de Física Teoria crítica educacional Physics teaching Modern and contemporary physics teaching Physics teachers education Critical educational theory |
title_short |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
title_full |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
title_fullStr |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
title_sort |
A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio |
author |
Monteiro, Maria Amélia |
author_facet |
Monteiro, Maria Amélia Nardi, Roberto [UNESP] Bastos, Fernando [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] Bastos, Fernando [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Departamento de Física Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Maria Amélia Nardi, Roberto [UNESP] Bastos, Fernando [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Ensino da Física Moderna e Contemporânea Formação de professores de Física Teoria crítica educacional Physics teaching Modern and contemporary physics teaching Physics teachers education Critical educational theory |
topic |
Ensino de Física Ensino da Física Moderna e Contemporânea Formação de professores de Física Teoria crítica educacional Physics teaching Modern and contemporary physics teaching Physics teachers education Critical educational theory |
description |
O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2014-05-20T15:07:21Z 2014-05-20T15:07:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26475 10.1590/S1516-73132009000300007 S1516-73132009000300007 S1516-73132009000300007.pdf 4449947783474945 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300007 http://hdl.handle.net/11449/26475 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009. 1516-7313 10.1590/S1516-73132009000300007 S1516-73132009000300007 S1516-73132009000300007.pdf 4449947783474945 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
557-580 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129588542308352 |