Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas Komar [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204401
Resumo: Esta proposta objetivou investigar como ocorre o ensino da Libras como L1, na formação dos professores, em curso de Letras/Libras, de uma Universidade Pública do Estado do Amapá. Trata-se de um tema relevante que possibilitará compreender como tem ocorrido o ensino da Libras como L1 no curso mencionado. Foram participantes da pesquisa professores responsáveis pela disciplina de Estágio de Ensino de Libras como L1 e estudantes que concluíram esta disciplina no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. O trabalho de produção de dados foi realizado em dois momentos específicos: 1) da coleta dos dados professores e acadêmicos do curso de Licenciatura de Letras/Libras; e 2) da análise e discussão dos dados coletados. A coleta foi realizada a partir da produção dos dados dos discursos dos participantes, por meio do envio de questionário com perguntas abertas e de preenchimento no Google Forms. Os materiais produzidos foram analisados com base no método de construção de Núcleos de Significação, a partir trabalhos de Aguiar e Ozella (2013), e de pesquisas no campo dos estudos da educação dos surdos. Os resultados dos discursos dos professores demonstraram haver uma preponderância de relatos que referem falta de clareza dos espaços concedidos ao ensino da Libras como L1, nos cursos de Letras/Libras e, consequentemente, para a atuação dos licenciados na educação básica. Tais ponderações acenam para discussões sobre o lócus de atuação do futuro professor de Libras como L1, nas séries finais do ensino fundamental, reiterando a necessidade da oferta de propostas educacionais bilíngues (Libras/Português), em escolas públicas brasileiras.
id UNSP_2ba0aca74f7d54c368c3c41727b51579
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204401
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/librasTeachers' and students' speeches about teaching libras as L1 in letters/libras courseDiscursos de profesores y estudiantes sobre la enseñanza de libras como L1 en el curso de letras / librasLíngua brasileira de sinaisEnsino de libras como L1Metodologia de ensinoFormação de professoresBrazilian sign languageTeaching methodologyTeacher trainingEsta proposta objetivou investigar como ocorre o ensino da Libras como L1, na formação dos professores, em curso de Letras/Libras, de uma Universidade Pública do Estado do Amapá. Trata-se de um tema relevante que possibilitará compreender como tem ocorrido o ensino da Libras como L1 no curso mencionado. Foram participantes da pesquisa professores responsáveis pela disciplina de Estágio de Ensino de Libras como L1 e estudantes que concluíram esta disciplina no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. O trabalho de produção de dados foi realizado em dois momentos específicos: 1) da coleta dos dados professores e acadêmicos do curso de Licenciatura de Letras/Libras; e 2) da análise e discussão dos dados coletados. A coleta foi realizada a partir da produção dos dados dos discursos dos participantes, por meio do envio de questionário com perguntas abertas e de preenchimento no Google Forms. Os materiais produzidos foram analisados com base no método de construção de Núcleos de Significação, a partir trabalhos de Aguiar e Ozella (2013), e de pesquisas no campo dos estudos da educação dos surdos. Os resultados dos discursos dos professores demonstraram haver uma preponderância de relatos que referem falta de clareza dos espaços concedidos ao ensino da Libras como L1, nos cursos de Letras/Libras e, consequentemente, para a atuação dos licenciados na educação básica. Tais ponderações acenam para discussões sobre o lócus de atuação do futuro professor de Libras como L1, nas séries finais do ensino fundamental, reiterando a necessidade da oferta de propostas educacionais bilíngues (Libras/Português), em escolas públicas brasileiras.This proposal aimed to investigate the speeches of teachers and students about the teaching of L1 in undergraduate courses of Letters / Libras, from a Public University of the State of Amapá. It is a relevant topic that will make it possible to understand how what happened in the teaching of Libras as L, in the local course. Research participants were professors responsible for the Libras Teaching Internship discipline as L and students who completed this discipline in the course. It is a qualitative search, type study of case and documentary. The collection work was carried out in two specific moments: 1) documentary study; and 2) and analysis of the speeches of the teachers and students on the we carried out the survey and analysis of the Curricular Pedagogical Project of the Course and the Teaching Plan of the Focus discipline of this research. The second step was made from the production of data from the participants' speeches, by sending a questionnaire with open questions and filling in google forms. The materials obtained were formed based on the method of construction of Nuclei of Meaning, studies by Aguiar and Ozella (2013), and research in the field of education studies for the deaf. The partial results of the analysis of the speeches of the teachers demonstrated that there is a preponderance in the speeches that interest the lack of clarity of the spaces granted to the teaching of Libras as L1, in the Letras / Libras courses and, consequently, for the performance of the graduates in basic education. Such considerations point to the role of the future teacher of Libras as L1 in the final grades of elementary school, reiterating the development of bilingual educational proposals (Libras / Portuguese) in Brazilian public schools.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Douglas Komar [UNESP]2021-04-16T17:26:07Z2021-04-16T17:26:07Z2021-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20440133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204401Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
Teachers' and students' speeches about teaching libras as L1 in letters/libras course
Discursos de profesores y estudiantes sobre la enseñanza de libras como L1 en el curso de letras / libras
title Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
spellingShingle Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
Silva, Douglas Komar [UNESP]
Língua brasileira de sinais
Ensino de libras como L1
Metodologia de ensino
Formação de professores
Brazilian sign language
Teaching methodology
Teacher training
title_short Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
title_full Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
title_fullStr Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
title_full_unstemmed Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
title_sort Os discursos de professores e estudantes sobre o ensino da libras como L1 em curso de letras/libras
author Silva, Douglas Komar [UNESP]
author_facet Silva, Douglas Komar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas Komar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Língua brasileira de sinais
Ensino de libras como L1
Metodologia de ensino
Formação de professores
Brazilian sign language
Teaching methodology
Teacher training
topic Língua brasileira de sinais
Ensino de libras como L1
Metodologia de ensino
Formação de professores
Brazilian sign language
Teaching methodology
Teacher training
description Esta proposta objetivou investigar como ocorre o ensino da Libras como L1, na formação dos professores, em curso de Letras/Libras, de uma Universidade Pública do Estado do Amapá. Trata-se de um tema relevante que possibilitará compreender como tem ocorrido o ensino da Libras como L1 no curso mencionado. Foram participantes da pesquisa professores responsáveis pela disciplina de Estágio de Ensino de Libras como L1 e estudantes que concluíram esta disciplina no curso. Tratase de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. O trabalho de produção de dados foi realizado em dois momentos específicos: 1) da coleta dos dados professores e acadêmicos do curso de Licenciatura de Letras/Libras; e 2) da análise e discussão dos dados coletados. A coleta foi realizada a partir da produção dos dados dos discursos dos participantes, por meio do envio de questionário com perguntas abertas e de preenchimento no Google Forms. Os materiais produzidos foram analisados com base no método de construção de Núcleos de Significação, a partir trabalhos de Aguiar e Ozella (2013), e de pesquisas no campo dos estudos da educação dos surdos. Os resultados dos discursos dos professores demonstraram haver uma preponderância de relatos que referem falta de clareza dos espaços concedidos ao ensino da Libras como L1, nos cursos de Letras/Libras e, consequentemente, para a atuação dos licenciados na educação básica. Tais ponderações acenam para discussões sobre o lócus de atuação do futuro professor de Libras como L1, nas séries finais do ensino fundamental, reiterando a necessidade da oferta de propostas educacionais bilíngues (Libras/Português), em escolas públicas brasileiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16T17:26:07Z
2021-04-16T17:26:07Z
2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204401
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/204401
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128159218925568