Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99823
Resumo: Esta dissertação é parte do projeto temático “TELETANDEM BRASIL – Línguas Estrangeiras para todos”, desenvolvido pela UNESP (Campus de São José do Rio Preto) em parceria com várias instituições superiores internacionais e com o objetivo de colocar pares de alunos universitários estrangeiros em contato com alunos universitários brasileiros para aprenderem as línguas um do outro por meio dos recursos de leitura, escrita, áudio e vídeo do MSN Live Messenger, OOVO e Skype – um TELETANDEM. Assim, esta dissertação tem o objetivo de investigar as crenças sobre avaliação trazidas por uma interagente brasileira e uma mediadora ( aluna de doutorado) ao teletandem, e como essas interagem na construção do processo de ensino e aprendizagem no tandem a distância. Como fundamentação teórica, esta pesquisa apresenta estudos sobre: (a) crenças de ensino e aprendizagem e avaliação; (b) avaliação no processo de ensino e aprendizagem; (c) concepções e visões do erro no ensino de línguas; e (d) tecnologia aplicada ao ensino. Este trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo e de natureza etnográfica e para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) questionário, b) gravações em chats das interações, c) gravações em áudio das mediações, d) autobiografia dos participantes, e e) diários das interações e das mediações. Para a análise dos dados foi feita uma triangulação dos registros coletados. Por meio da análise dos dados foi possível inferir que a interagente, quando no papel de professora, predominantemente preocupava-se com a comunicação e não com a correção dos erros, apresentando assim, uma concepção de avaliação mais próxima dos princípios da avaliação mediadora. Porém, como aluna, apesar de a mediadora ter tentado demonstrar que cometer erros era algo natural no processo de ensino e aprendizagem...
id UNSP_2c6ba90675545f5e00f0449651556a9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99823
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de casoTeletandemEvaluation and teaching and learning beliefsLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de ingles - FormaçãoTeletandemFormação de professores - CrençasEsta dissertação é parte do projeto temático “TELETANDEM BRASIL – Línguas Estrangeiras para todos”, desenvolvido pela UNESP (Campus de São José do Rio Preto) em parceria com várias instituições superiores internacionais e com o objetivo de colocar pares de alunos universitários estrangeiros em contato com alunos universitários brasileiros para aprenderem as línguas um do outro por meio dos recursos de leitura, escrita, áudio e vídeo do MSN Live Messenger, OOVO e Skype – um TELETANDEM. Assim, esta dissertação tem o objetivo de investigar as crenças sobre avaliação trazidas por uma interagente brasileira e uma mediadora ( aluna de doutorado) ao teletandem, e como essas interagem na construção do processo de ensino e aprendizagem no tandem a distância. Como fundamentação teórica, esta pesquisa apresenta estudos sobre: (a) crenças de ensino e aprendizagem e avaliação; (b) avaliação no processo de ensino e aprendizagem; (c) concepções e visões do erro no ensino de línguas; e (d) tecnologia aplicada ao ensino. Este trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo e de natureza etnográfica e para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) questionário, b) gravações em chats das interações, c) gravações em áudio das mediações, d) autobiografia dos participantes, e e) diários das interações e das mediações. Para a análise dos dados foi feita uma triangulação dos registros coletados. Por meio da análise dos dados foi possível inferir que a interagente, quando no papel de professora, predominantemente preocupava-se com a comunicação e não com a correção dos erros, apresentando assim, uma concepção de avaliação mais próxima dos princípios da avaliação mediadora. Porém, como aluna, apesar de a mediadora ter tentado demonstrar que cometer erros era algo natural no processo de ensino e aprendizagem...This work is part of the project TELETANDEM BRASIL - Foreign Languages for all, developed by UNESP (Campus of São José do Rio Preto) in partnership with many international institutions and with the purpose of putting pairs of foreign university students in touch with Brazilian university students to learn the languages of each other through the resources of reading, writing, audio and video of the MSN Live Messenger, Skype and OOVO - a TELETANDEM. Therefore, this dissertation has the purpose of investigating the beliefs on evaluation brought by a mediator and one Brazilian Teletandem partner, and how they interact in the construction of the process of teaching and learning in the distance tandem. The theoretical underpinnings for this research are studies about: (a) beliefs of teaching and learning and assessment, (b) evaluation in the process of teaching and learning, (c) concepts and visions of error in language teaching, and (d) technology applied to education. For the data collection, the following instruments were used: a) questionnaires, b) chat recordings of the interactions, c) audio recordings of mediations, d) autobiography of the participants, e) diaries of the interactions and mediations. For the analysis of the data, a triangulation was made from the collected data, interactions were considered the primary data, and from them, all the other data were used for the confirmation or not of the points found. Through the data analysis, it was inferred that the Brazilian partner, when in the role of the teacher, was mainly concerned with communication and not with correction of errors, showing therefore, signs of an evaluation close to the principles of the mediator evaluation. However, as student, although the mediator tried to show her that there was no problem about making mistakes, she remained concerned about not making them. This behavior is a sign of traditional evaluation... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]2014-06-11T19:30:22Z2014-06-11T19:30:22Z2008-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238 f.application/pdfMESQUITA, Alexandre Alves França de. Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso. 2008. 238 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/99823000589410mesquita_aaf_me_sjrp.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T06:22:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:00:33.426571Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
title Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
spellingShingle Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]
Teletandem
Evaluation and teaching and learning beliefs
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Teletandem
Formação de professores - Crenças
title_short Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
title_full Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
title_fullStr Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
title_full_unstemmed Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
title_sort Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso
author Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]
author_facet Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Alexandre Alves França de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem
Evaluation and teaching and learning beliefs
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Teletandem
Formação de professores - Crenças
topic Teletandem
Evaluation and teaching and learning beliefs
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Teletandem
Formação de professores - Crenças
description Esta dissertação é parte do projeto temático “TELETANDEM BRASIL – Línguas Estrangeiras para todos”, desenvolvido pela UNESP (Campus de São José do Rio Preto) em parceria com várias instituições superiores internacionais e com o objetivo de colocar pares de alunos universitários estrangeiros em contato com alunos universitários brasileiros para aprenderem as línguas um do outro por meio dos recursos de leitura, escrita, áudio e vídeo do MSN Live Messenger, OOVO e Skype – um TELETANDEM. Assim, esta dissertação tem o objetivo de investigar as crenças sobre avaliação trazidas por uma interagente brasileira e uma mediadora ( aluna de doutorado) ao teletandem, e como essas interagem na construção do processo de ensino e aprendizagem no tandem a distância. Como fundamentação teórica, esta pesquisa apresenta estudos sobre: (a) crenças de ensino e aprendizagem e avaliação; (b) avaliação no processo de ensino e aprendizagem; (c) concepções e visões do erro no ensino de línguas; e (d) tecnologia aplicada ao ensino. Este trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo e de natureza etnográfica e para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) questionário, b) gravações em chats das interações, c) gravações em áudio das mediações, d) autobiografia dos participantes, e e) diários das interações e das mediações. Para a análise dos dados foi feita uma triangulação dos registros coletados. Por meio da análise dos dados foi possível inferir que a interagente, quando no papel de professora, predominantemente preocupava-se com a comunicação e não com a correção dos erros, apresentando assim, uma concepção de avaliação mais próxima dos princípios da avaliação mediadora. Porém, como aluna, apesar de a mediadora ter tentado demonstrar que cometer erros era algo natural no processo de ensino e aprendizagem...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-20
2014-06-11T19:30:22Z
2014-06-11T19:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Alexandre Alves França de. Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso. 2008. 238 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/99823
000589410
mesquita_aaf_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv MESQUITA, Alexandre Alves França de. Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no tandem a distância: um estudo de caso. 2008. 238 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
000589410
mesquita_aaf_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/99823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129273501843456