A mulher periodista na Folha de S. Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pivetta, Gabriela Madureira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238884
Resumo: As mulheres tiveram inserção tardia no mercado de trabalho, e levou ainda mais tempo para que conseguissem se estabelecer no mercado midiático. O presente trabalho tem como objetivo verificar a participação feminina enquanto jornalista em veículos de comunicação, com enfoque no jornal Folha de S. Paulo. Para isso, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, após retomada histórica contextualizando o jornal impresso e a imprensa feminina, foi realizada uma análise do conteúdo das publicações na Folha de S. Paulo, utilizando a técnica de semana construída. O período escolhido foram os meses de novembro e dezembro de 2021. A partir das informações obtidas, foi possível a definição dos espaços ocupados por mulheres na Folha, levando em consideração sua presença dentro das editorias e os temas por elas abordados. Conclui-se que a mulher, apesar de estar conquistando seu lugar no jornalismo, ainda perpetua estereótipos de gênero e é ‘excluída’ de assuntos considerados complexos.
id UNSP_2cadd9e2f5fadbe676b3ad2ba7aea4ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mulher periodista na Folha de S. PauloWomen as journalists at Folha de S. PauloImprensaImprensa femininaMulheres na imprensaJornalismoMulheres e jornalismoPressFemale pressJournalismAs mulheres tiveram inserção tardia no mercado de trabalho, e levou ainda mais tempo para que conseguissem se estabelecer no mercado midiático. O presente trabalho tem como objetivo verificar a participação feminina enquanto jornalista em veículos de comunicação, com enfoque no jornal Folha de S. Paulo. Para isso, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, após retomada histórica contextualizando o jornal impresso e a imprensa feminina, foi realizada uma análise do conteúdo das publicações na Folha de S. Paulo, utilizando a técnica de semana construída. O período escolhido foram os meses de novembro e dezembro de 2021. A partir das informações obtidas, foi possível a definição dos espaços ocupados por mulheres na Folha, levando em consideração sua presença dentro das editorias e os temas por elas abordados. Conclui-se que a mulher, apesar de estar conquistando seu lugar no jornalismo, ainda perpetua estereótipos de gênero e é ‘excluída’ de assuntos considerados complexos.Women had a late entry to the labor market, and it took even longer for them to establish themselves in the media market. This work aims to establish female participation as a journalist in communication vehicles, focusing on the newspaper Folha de S. Paulo. For this, after historical review contextualizing the printed newspaper and the female press, an analysis of publications taken from Folha de S. Paulo in a built week during the months of November and December 2021 was made. After getting this information, it was possible to define the spaces occupied by women at Folha, considering their presence within the editorials and the themes they address. It is concluded that women, despite gaining their place in journalism, still perpetuate gender stereotypes and are 'excluded' from subjects considered complex.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pivetta, Gabriela Madureira2023-01-23T11:30:34Z2023-01-23T11:30:34Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:03:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:04:06.340112Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher periodista na Folha de S. Paulo
Women as journalists at Folha de S. Paulo
title A mulher periodista na Folha de S. Paulo
spellingShingle A mulher periodista na Folha de S. Paulo
Pivetta, Gabriela Madureira
Imprensa
Imprensa feminina
Mulheres na imprensa
Jornalismo
Mulheres e jornalismo
Press
Female press
Journalism
title_short A mulher periodista na Folha de S. Paulo
title_full A mulher periodista na Folha de S. Paulo
title_fullStr A mulher periodista na Folha de S. Paulo
title_full_unstemmed A mulher periodista na Folha de S. Paulo
title_sort A mulher periodista na Folha de S. Paulo
author Pivetta, Gabriela Madureira
author_facet Pivetta, Gabriela Madureira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pivetta, Gabriela Madureira
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa
Imprensa feminina
Mulheres na imprensa
Jornalismo
Mulheres e jornalismo
Press
Female press
Journalism
topic Imprensa
Imprensa feminina
Mulheres na imprensa
Jornalismo
Mulheres e jornalismo
Press
Female press
Journalism
description As mulheres tiveram inserção tardia no mercado de trabalho, e levou ainda mais tempo para que conseguissem se estabelecer no mercado midiático. O presente trabalho tem como objetivo verificar a participação feminina enquanto jornalista em veículos de comunicação, com enfoque no jornal Folha de S. Paulo. Para isso, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, após retomada histórica contextualizando o jornal impresso e a imprensa feminina, foi realizada uma análise do conteúdo das publicações na Folha de S. Paulo, utilizando a técnica de semana construída. O período escolhido foram os meses de novembro e dezembro de 2021. A partir das informações obtidas, foi possível a definição dos espaços ocupados por mulheres na Folha, levando em consideração sua presença dentro das editorias e os temas por elas abordados. Conclui-se que a mulher, apesar de estar conquistando seu lugar no jornalismo, ainda perpetua estereótipos de gênero e é ‘excluída’ de assuntos considerados complexos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2023-01-23T11:30:34Z
2023-01-23T11:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238884
url http://hdl.handle.net/11449/238884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128310319775744