Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141721 |
Resumo: | Apresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores. |
id |
UNSP_2cf08c7f289ddd6e624cbc62507642d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141721 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professoresApresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhos, Departamento de Geografia, Ourinhos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhos, Departamento de Geografia, Ourinhos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Fátima Aparecida [UNESP]Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Vallim, Eduardo Martins [UNESP]Alves, Cristiano Manoel [UNESP]Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]2016-07-19T13:00:10Z2016-07-19T13:00:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4670-4679application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-46792357-7819http://hdl.handle.net/11449/141721ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T20:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:13.815002Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
title |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
spellingShingle |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores Costa, Fátima Aparecida [UNESP] |
title_short |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
title_full |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
title_fullStr |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
title_sort |
Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores |
author |
Costa, Fátima Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Costa, Fátima Aparecida [UNESP] Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] Vallim, Eduardo Martins [UNESP] Alves, Cristiano Manoel [UNESP] Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] Vallim, Eduardo Martins [UNESP] Alves, Cristiano Manoel [UNESP] Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fátima Aparecida [UNESP] Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] Vallim, Eduardo Martins [UNESP] Alves, Cristiano Manoel [UNESP] Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP] |
description |
Apresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:10Z 2016-07-19T13:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-4679 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141721 ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141721 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-4679 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4670-4679.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4670-4679 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128988440166400 |