A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Selma Regina de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255834
https://orcid.org/0000-0002-6494-2748
Resumo: Dada relevância e impacto na vida das pessoas, a Educação para a Saúde é fundamental em diferentes espaços e contextos. Nessa perspectiva, nem sempre é possível construir com intencionalidade uma cultura do movimento e desenvolver processos de aprendizagem por meio de ações contínuas. É nesse sentido que a presente pesquisa objetivou evidenciar como se dá o ensino de Educação para a Saúde da criança, nos espaços Extrassala de aula na Educação Infantil do/pelo movimento, considerando-se o parquinho, recreio, calçadas internas, pátio, sala de informática, espaços da entrada da escola, valorizando a interdisciplinaridade. Os “Campos de Experiência”, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estruturaram as escolhas curriculares por meio de metodologias de exploração dos espaços, por meio de um brinquedo, jogos e brincadeiras, onde as aprendizagens emocionais se destacaram devido às expressões durante o brincar. Os dados foram coletados em um Grupo Focal durante a formação continuada, em encontros norteados por roteiro, para investigar o ensino da seguinte forma: a) Revisão de literatura referente a Corpo, Movimento, Educação para a Saúde e Educação Física Escolar; b) Estudos sobre os referenciais/normativas para a Educação Infantil e abordagens teórico metodológicas e c) Entrevistas no Grupo Focal gravadas, transcritas e definidas em categorias por Análise de Conteúdo. Como resultante, o Produto Educacional, objetivou o desenvolvimento da Educação para a Saúde por meio de um brinquedo (jogo de Encaixe), jogos e brincadeiras, desenvolvidos com intencionalidade pedagógica em Espaços Extrassala de aula, elaborando um Livro Digital por intermédio das experiências das professoras, coordenadora pedagógica e diretora escolar na constituição de propostas sistematizadas para ser usado como material complementar após a validação dos participantes da pesquisa.
id UNSP_2ea47e55f5cea43097c82127b6bb4013
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255834
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aulaChildhood education from/through movement in spaces outside thr classroomEducação para a saúdeCampos de experiênciaInterdisciplinaridadeBrinquedo, jogos e brincadeirasAprendizagens emocionaisHealth educationFields of experienceInterdisciplinarityToys, games and gamesEmotional learningDada relevância e impacto na vida das pessoas, a Educação para a Saúde é fundamental em diferentes espaços e contextos. Nessa perspectiva, nem sempre é possível construir com intencionalidade uma cultura do movimento e desenvolver processos de aprendizagem por meio de ações contínuas. É nesse sentido que a presente pesquisa objetivou evidenciar como se dá o ensino de Educação para a Saúde da criança, nos espaços Extrassala de aula na Educação Infantil do/pelo movimento, considerando-se o parquinho, recreio, calçadas internas, pátio, sala de informática, espaços da entrada da escola, valorizando a interdisciplinaridade. Os “Campos de Experiência”, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estruturaram as escolhas curriculares por meio de metodologias de exploração dos espaços, por meio de um brinquedo, jogos e brincadeiras, onde as aprendizagens emocionais se destacaram devido às expressões durante o brincar. Os dados foram coletados em um Grupo Focal durante a formação continuada, em encontros norteados por roteiro, para investigar o ensino da seguinte forma: a) Revisão de literatura referente a Corpo, Movimento, Educação para a Saúde e Educação Física Escolar; b) Estudos sobre os referenciais/normativas para a Educação Infantil e abordagens teórico metodológicas e c) Entrevistas no Grupo Focal gravadas, transcritas e definidas em categorias por Análise de Conteúdo. Como resultante, o Produto Educacional, objetivou o desenvolvimento da Educação para a Saúde por meio de um brinquedo (jogo de Encaixe), jogos e brincadeiras, desenvolvidos com intencionalidade pedagógica em Espaços Extrassala de aula, elaborando um Livro Digital por intermédio das experiências das professoras, coordenadora pedagógica e diretora escolar na constituição de propostas sistematizadas para ser usado como material complementar após a validação dos participantes da pesquisa.Given its relevance and impact on people's lives, Health Education is fundamental in different spaces and contexts. From this perspective, it is not always possible to intentionally build a culture of movement and develop learning processes through continuous actions. It is in this sense that the present research aimed to show how the teaching of Children's Health Education takes place, in the Extraclassroom spaces in Early Childhood Education of/by the movement, considering the playground, playground, internal sidewalks, patio, computer room, spaces at the entrance of the school, valuing interdisciplinarity. The "Fields of Experience", according to the BNCC (National Common Curricular Base), structured the curricular choices through methodologies of exploration of spaces, through a toy, games and games, where emotional learning stood out due to the expressions during play. Data were collected in a Focus Group during the training. in script-guided meetings to investigate teaching as follows: a) Literature review on Body, Movement, Health Education and School Physical Education; b) Studies on the frameworks/norms for Early Childhood Education and theoretical-methodological approaches and c) Interviews in the Focus Group recorded, transcribed and defined in categories by Content Analysis. As a result, the Educational Product aimed at the development of Health Education through a toy (fitting game), games and games, developed with pedagogical intentionality in Extraclassroom Spaces, elaborating a Digital Book through the experiences of teachers, pedagogical coordinator and school principal in the constitution of systematized proposals to be used as complementary material after the validation of the research participants.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Oliveira, Selma Regina de2024-06-04T12:02:15Z2024-06-04T12:02:15Z2024-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Selma Regina. A Educação Infantil do/pelo movimento nos Espaços Extrassala de aula. Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.https://hdl.handle.net/11449/255834https://orcid.org/0000-0002-6494-2748CV: https://lattes.cnpq.br/6404553317681065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T13:48:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:06.279373Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
Childhood education from/through movement in spaces outside thr classroom
title A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
spellingShingle A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
Oliveira, Selma Regina de
Educação para a saúde
Campos de experiência
Interdisciplinaridade
Brinquedo, jogos e brincadeiras
Aprendizagens emocionais
Health education
Fields of experience
Interdisciplinarity
Toys, games and games
Emotional learning
title_short A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
title_full A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
title_fullStr A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
title_full_unstemmed A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
title_sort A educação infantil do/pelo movimento nos espaços extrassala de aula
author Oliveira, Selma Regina de
author_facet Oliveira, Selma Regina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a saúde
Campos de experiência
Interdisciplinaridade
Brinquedo, jogos e brincadeiras
Aprendizagens emocionais
Health education
Fields of experience
Interdisciplinarity
Toys, games and games
Emotional learning
topic Educação para a saúde
Campos de experiência
Interdisciplinaridade
Brinquedo, jogos e brincadeiras
Aprendizagens emocionais
Health education
Fields of experience
Interdisciplinarity
Toys, games and games
Emotional learning
description Dada relevância e impacto na vida das pessoas, a Educação para a Saúde é fundamental em diferentes espaços e contextos. Nessa perspectiva, nem sempre é possível construir com intencionalidade uma cultura do movimento e desenvolver processos de aprendizagem por meio de ações contínuas. É nesse sentido que a presente pesquisa objetivou evidenciar como se dá o ensino de Educação para a Saúde da criança, nos espaços Extrassala de aula na Educação Infantil do/pelo movimento, considerando-se o parquinho, recreio, calçadas internas, pátio, sala de informática, espaços da entrada da escola, valorizando a interdisciplinaridade. Os “Campos de Experiência”, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estruturaram as escolhas curriculares por meio de metodologias de exploração dos espaços, por meio de um brinquedo, jogos e brincadeiras, onde as aprendizagens emocionais se destacaram devido às expressões durante o brincar. Os dados foram coletados em um Grupo Focal durante a formação continuada, em encontros norteados por roteiro, para investigar o ensino da seguinte forma: a) Revisão de literatura referente a Corpo, Movimento, Educação para a Saúde e Educação Física Escolar; b) Estudos sobre os referenciais/normativas para a Educação Infantil e abordagens teórico metodológicas e c) Entrevistas no Grupo Focal gravadas, transcritas e definidas em categorias por Análise de Conteúdo. Como resultante, o Produto Educacional, objetivou o desenvolvimento da Educação para a Saúde por meio de um brinquedo (jogo de Encaixe), jogos e brincadeiras, desenvolvidos com intencionalidade pedagógica em Espaços Extrassala de aula, elaborando um Livro Digital por intermédio das experiências das professoras, coordenadora pedagógica e diretora escolar na constituição de propostas sistematizadas para ser usado como material complementar após a validação dos participantes da pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-04T12:02:15Z
2024-06-04T12:02:15Z
2024-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Selma Regina. A Educação Infantil do/pelo movimento nos Espaços Extrassala de aula. Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255834
https://orcid.org/0000-0002-6494-2748
CV: https://lattes.cnpq.br/6404553317681065
identifier_str_mv OLIVEIRA, Selma Regina. A Educação Infantil do/pelo movimento nos Espaços Extrassala de aula. Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024.
CV: https://lattes.cnpq.br/6404553317681065
url https://hdl.handle.net/11449/255834
https://orcid.org/0000-0002-6494-2748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129203145539584