Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Arroyo, Raquel Wohnrath
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939
http://hdl.handle.net/11449/122796
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.
id UNSP_2ec2aaca08812d48846c8895e7488c9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122796
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantilletramentoescritainternetO objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]Arroyo, Raquel Wohnrath2015-04-27T11:56:02Z2015-04-27T11:56:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article70-85http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014.2357-8203http://hdl.handle.net/11449/12279677185460113283020000-0002-3820-1559Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Colinearesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T17:27:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T17:27:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
title Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
spellingShingle Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
letramento
escrita
internet
title_short Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
title_full Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
title_fullStr Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
title_full_unstemmed Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
title_sort Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
author Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
author_facet Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Arroyo, Raquel Wohnrath
author_role author
author2 Arroyo, Raquel Wohnrath
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Arroyo, Raquel Wohnrath
dc.subject.por.fl_str_mv letramento
escrita
internet
topic letramento
escrita
internet
description O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-27T11:56:02Z
2015-04-27T11:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939
Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014.
2357-8203
http://hdl.handle.net/11449/122796
7718546011328302
0000-0002-3820-1559
url http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939
http://hdl.handle.net/11449/122796
identifier_str_mv Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014.
2357-8203
7718546011328302
0000-0002-3820-1559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Colineares
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70-85
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650271845285888