Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939 http://hdl.handle.net/11449/122796 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos. |
id |
UNSP_2ec2aaca08812d48846c8895e7488c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122796 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantilletramentoescritainternetO objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]Arroyo, Raquel Wohnrath2015-04-27T11:56:02Z2015-04-27T11:56:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article70-85http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014.2357-8203http://hdl.handle.net/11449/12279677185460113283020000-0002-3820-1559Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Colinearesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T17:27:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:07:53.557057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
title |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
spellingShingle |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] letramento escrita internet |
title_short |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
title_full |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
title_fullStr |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
title_full_unstemmed |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
title_sort |
Do papel para a tela: aspectos enunciativos no reconto infantil |
author |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] |
author_facet |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] Arroyo, Raquel Wohnrath |
author_role |
author |
author2 |
Arroyo, Raquel Wohnrath |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] Arroyo, Raquel Wohnrath |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento escrita internet |
topic |
letramento escrita internet |
description |
O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeito-linguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguísticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-04-27T11:56:02Z 2015-04-27T11:56:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939 Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014. 2357-8203 http://hdl.handle.net/11449/122796 7718546011328302 0000-0002-3820-1559 |
url |
http://periodicos.uern.br/index.php/colineares/article/view/939 http://hdl.handle.net/11449/122796 |
identifier_str_mv |
Revista Colineares, v. 01, n. 01, p. 70-85, 2014. 2357-8203 7718546011328302 0000-0002-3820-1559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Colineares |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70-85 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129492298760192 |