Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes [UNESP], Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP], Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139948
Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.
id UNSP_37fef42d56875e78441f1c4a87111d07
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139948
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratórioDesenvolvimento profissionalFormação de professoresInclusão EscolarEducação a distânciaEste relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes [UNESP]Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7124-7135application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-71359708-2011http://hdl.handle.net/11449/139948ISSN2236-9708-2011-7124-7135.pdf994703135975573573467544058192380000-0001-7772-6705porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:57:02.518924Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
title Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
spellingShingle Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Inclusão Escolar
Educação a distância
title_short Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
title_full Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
title_fullStr Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
title_sort Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório
author Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_facet Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author_role author
author2 Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Inclusão Escolar
Educação a distância
topic Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Inclusão Escolar
Educação a distância
description Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:18Z
2016-06-28T17:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139948
ISSN2236-9708-2011-7124-7135.pdf
9947031359755735
7346754405819238
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139948
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-7124-7135.pdf
9947031359755735
7346754405819238
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7124-7135
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128725810675712