Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luri Russo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250599
Resumo: Com o propósito de encontrar respostas para as questões que envolvem a percepção de direitos e demarcar a presença da criança nas múltiplas paisagens da cidade contemporânea, o texto tece uma narrativa que passa pelos conceitos de paisagem, tempo, experiência e expressão, em um resgate às diferentes perspectivas sobre a infância ao longo da história, a fim de se criar um espaço aberto a novos diálogos em busca de uma infância mais livre e digna de direitos. Como arremate desse conjunto de elementos investigativos, e aproximando educação cidadã e atuação política das crianças, o trabalho se aventura na criação de oficinas pedagógicas para serem desenvolvidas com crianças da rede pública de ensino do município de Taboão da Serra/SP. No processo de elaboração das oficinas, a cidade foi contextualizada por seus elementos morfológicos, como também através do resgate às memórias afetivas de infância da autora que deram origem à história ‘Caminhos entre Céu e chão’.
id UNSP_3a02a601144b945bb6fce6a90eb50f3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250599
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SPFrom school to the city - playful exercises: towards a citizen childhood in Taboão da Serra - SPPaisagemInfânciaAtividade lúdicaLandscapeChildhoodPlayful activityCom o propósito de encontrar respostas para as questões que envolvem a percepção de direitos e demarcar a presença da criança nas múltiplas paisagens da cidade contemporânea, o texto tece uma narrativa que passa pelos conceitos de paisagem, tempo, experiência e expressão, em um resgate às diferentes perspectivas sobre a infância ao longo da história, a fim de se criar um espaço aberto a novos diálogos em busca de uma infância mais livre e digna de direitos. Como arremate desse conjunto de elementos investigativos, e aproximando educação cidadã e atuação política das crianças, o trabalho se aventura na criação de oficinas pedagógicas para serem desenvolvidas com crianças da rede pública de ensino do município de Taboão da Serra/SP. No processo de elaboração das oficinas, a cidade foi contextualizada por seus elementos morfológicos, como também através do resgate às memórias afetivas de infância da autora que deram origem à história ‘Caminhos entre Céu e chão’.With the aim of finding answers to questions involving the perception of rights and demarcating the presence of children in the multiple landscapes of the contemporary city, the text weaves a narrative that goes through the concepts of landscape, time, experience and expression, in a review of the different perspectives on childhood throughout history, in order to create a space open to new dialogues in search of a freer childhood worthy of rights. As a culmination of this set of investigative elements and bringing together citizen education and children's political action, the work ventures into the creation of pedagogical workshops to be developed with children from the public school system in the municipality of Taboão da Serra/SP. In the process of preparing the workshops, the city was contextualized by its morphological elements, as well as by retrieving the author's affective childhood memories, which gave rise to the story 'Caminhos entre Céu e chão'.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Kelly Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luri Russo de2023-09-05T16:51:07Z2023-09-05T16:51:07Z2023-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:24:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:41.747741Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
From school to the city - playful exercises: towards a citizen childhood in Taboão da Serra - SP
title Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
spellingShingle Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
Oliveira, Luri Russo de
Paisagem
Infância
Atividade lúdica
Landscape
Childhood
Playful activity
title_short Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
title_full Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
title_fullStr Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
title_full_unstemmed Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
title_sort Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
author Oliveira, Luri Russo de
author_facet Oliveira, Luri Russo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Kelly Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luri Russo de
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Infância
Atividade lúdica
Landscape
Childhood
Playful activity
topic Paisagem
Infância
Atividade lúdica
Landscape
Childhood
Playful activity
description Com o propósito de encontrar respostas para as questões que envolvem a percepção de direitos e demarcar a presença da criança nas múltiplas paisagens da cidade contemporânea, o texto tece uma narrativa que passa pelos conceitos de paisagem, tempo, experiência e expressão, em um resgate às diferentes perspectivas sobre a infância ao longo da história, a fim de se criar um espaço aberto a novos diálogos em busca de uma infância mais livre e digna de direitos. Como arremate desse conjunto de elementos investigativos, e aproximando educação cidadã e atuação política das crianças, o trabalho se aventura na criação de oficinas pedagógicas para serem desenvolvidas com crianças da rede pública de ensino do município de Taboão da Serra/SP. No processo de elaboração das oficinas, a cidade foi contextualizada por seus elementos morfológicos, como também através do resgate às memórias afetivas de infância da autora que deram origem à história ‘Caminhos entre Céu e chão’.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T16:51:07Z
2023-09-05T16:51:07Z
2023-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250599
url http://hdl.handle.net/11449/250599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129542350438400