A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/126739
Resumo: Based on the relationship between the concept of Historical Consciousness, as Jörn Rüsen and Reinhart Koselleck proposed, and the concept of Historical Explanation, proposed by Isabel Barca, the article presents an analytical course that allows you to check levels of explanation in historical narratives produced by students Brazilian and Portuguese from the interpretation of sources related to a historical fact: the transfer of the Portuguese royal family to Brazil (1808).
id UNSP_3a9cf0921fe01f2d4fbecb2d32df5e4b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126739
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portuguesesHistorical consciousnessHistorical explanationMeta-historical conceptsDidactic of historyHistory educationConsciência históricaExplicação históricaConceitos meta-históricosDidática da históriaEducação históricaBased on the relationship between the concept of Historical Consciousness, as Jörn Rüsen and Reinhart Koselleck proposed, and the concept of Historical Explanation, proposed by Isabel Barca, the article presents an analytical course that allows you to check levels of explanation in historical narratives produced by students Brazilian and Portuguese from the interpretation of sources related to a historical fact: the transfer of the Portuguese royal family to Brazil (1808).Baseado na relação entre a concepção de Consciência Histórica, tal como Jörn Rüsen e Reinhart Koselleck propõem, e o conceito de Explicação Histórica, proposto por Isabel Barca, o artigo apresenta um percurso analítico que permite verificar níveis de explicação histórica em narrativas elaboradas por estudantes brasileiros e portugueses a partir da interpretação de fontes relacionadas a um fato histórico: a transferência da família real portuguesa para o Brasil (1808).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]2015-08-21T17:53:00Z2015-08-21T17:53:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article691-716application/pdfAntíteses, v. 5, n. 10, p. 691-716, 2013.1984-3356http://hdl.handle.net/11449/12673910.5433/1984-3356.2012v5n10p691ISSN1984-3356-2013-05-10-691-716.pdf42610355959052390000-0002-9466-9965Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAntítesesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126739Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T18:44:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
title A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
spellingShingle A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
Historical consciousness
Historical explanation
Meta-historical concepts
Didactic of history
History education
Consciência histórica
Explicação histórica
Conceitos meta-históricos
Didática da história
Educação histórica
title_short A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
title_full A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
title_fullStr A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
title_full_unstemmed A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
title_sort A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
author Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
author_facet Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Historical consciousness
Historical explanation
Meta-historical concepts
Didactic of history
History education
Consciência histórica
Explicação histórica
Conceitos meta-históricos
Didática da história
Educação histórica
topic Historical consciousness
Historical explanation
Meta-historical concepts
Didactic of history
History education
Consciência histórica
Explicação histórica
Conceitos meta-históricos
Didática da história
Educação histórica
description Based on the relationship between the concept of Historical Consciousness, as Jörn Rüsen and Reinhart Koselleck proposed, and the concept of Historical Explanation, proposed by Isabel Barca, the article presents an analytical course that allows you to check levels of explanation in historical narratives produced by students Brazilian and Portuguese from the interpretation of sources related to a historical fact: the transfer of the Portuguese royal family to Brazil (1808).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-08-21T17:53:00Z
2015-08-21T17:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Antíteses, v. 5, n. 10, p. 691-716, 2013.
1984-3356
http://hdl.handle.net/11449/126739
10.5433/1984-3356.2012v5n10p691
ISSN1984-3356-2013-05-10-691-716.pdf
4261035595905239
0000-0002-9466-9965
identifier_str_mv Antíteses, v. 5, n. 10, p. 691-716, 2013.
1984-3356
10.5433/1984-3356.2012v5n10p691
ISSN1984-3356-2013-05-10-691-716.pdf
4261035595905239
0000-0002-9466-9965
url http://hdl.handle.net/11449/126739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antíteses
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 691-716
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045351771340800