Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ronaldo Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/
Resumo: É possível aprender História com sentido para a Vida? Esta pesquisa, cujo objetivo é compreender em que medida o pensamento histórico de estudantes brasileiros e portugueses apresenta aspectos de uma consciência histórica pertinente para a reflexão acerca das demandas da cultura histórica contemporânea, pautou-se por essa indagação. Em outras palavras, procurou verificar como o ensino de História, nas escolas públicas de Brasil e Portugal, tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica que possibilite a satisfação das carências de orientação temporal e constituição de identidade na sociedade atual. Para a consecução dessa meta coletou informações com o intuito de conhecer os diferentes perfis de caráter socioeconômico e cultural dos grupos pesquisados, além de narrativas discentes geradas pela interpretação de um fato histórico comum a Brasil e Portugal - a transferência da família real portuguesa (1808). Tal material empírico foi analisado com critérios quantitativos e qualitativos, balizados pela interpretação do repertório teóricoepistemológico composto por experiências de autores de diferentes áreas do conhecimento histórico como a Filosofia da História, a Didática da História e a Educação Histórica. Este percurso possibilitou a construção de uma tipologia de análise narrativa que permite verificar as tendências de constituição do sentido histórico à orientação temporal subsumidas a grupos pesquisados. Em outras palavras, o exercício meta-histórico realizado ao longo da pesquisa permitiu a elaboração de uma tipologia que indica qual ou quais tipos de consciência histórica são predominantes nos discursos de um grupo. Finalmente, discutir com os estudantes como os conceitos estruturadores do pensamento histórico atuam para construir conhecimento, mediado pela consciência histórica subsumida à argumentação, se constitui como a proposição desta pesquisa. Potencializar as ideias históricas através de princípios metodológicos que invistam no desenvolvimento da argumentação é função intransferível do ensino de História e, por isso, conceitos metahistóricos podem ser trabalhados nas aulas do ensino básico, paulatina e progressivamente, como meios pelos quais se articula o pensamento histórico. Dessa forma, a História mostrará como é área do conhecimento fundamental para a geração de reflexão e autorreflexão acerca das experiências humanas. Aprender História com sentido para a Vida.
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Em outras palavras, procurou verificar como o ensino de História, nas escolas públicas de Brasil e Portugal, tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica que possibilite a satisfação das carências de orientação temporal e constituição de identidade na sociedade atual. Para a consecução dessa meta coletou informações com o intuito de conhecer os diferentes perfis de caráter socioeconômico e cultural dos grupos pesquisados, além de narrativas discentes geradas pela interpretação de um fato histórico comum a Brasil e Portugal - a transferência da família real portuguesa (1808). Tal material empírico foi analisado com critérios quantitativos e qualitativos, balizados pela interpretação do repertório teóricoepistemológico composto por experiências de autores de diferentes áreas do conhecimento histórico como a Filosofia da História, a Didática da História e a Educação Histórica. 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Potencializar as ideias históricas através de princípios metodológicos que invistam no desenvolvimento da argumentação é função intransferível do ensino de História e, por isso, conceitos metahistóricos podem ser trabalhados nas aulas do ensino básico, paulatina e progressivamente, como meios pelos quais se articula o pensamento histórico. Dessa forma, a História mostrará como é área do conhecimento fundamental para a geração de reflexão e autorreflexão acerca das experiências humanas. Aprender História com sentido para a Vida.This research aims at understanding how far the historical thinking of Brazilian and Portuguese students present aspects of a historical consciousness relevant to discuss about Contemporary Historical Culture, in order to answer the question: is it possible to learn History with sense to life?. In other words, the aim of this work is to verify how the History teaching in the public schools in Brazil and Portugal has contributed to the development of a historical consciousness that enables the satisfaction to fulfill the lack of time orientation and identity formation in contemporary society. In order to achieve this goal, data was collected in order to know the different profiles of socioeconomic and cultural of the groups searched, beyond the students narrative about their interpretation of a common historical fact to Brazil and Portugal - the transfer of the Portuguese royal family (1808). This empirical material was analyzed with quantitative and qualitative criteria, guided by the studies on a theoretical epistemology of author experiences from different areas of historical knowledge as the Philosophy of History, the Didactic of History and the History Education. This way of study has enabled the construction of an analysis narrative typology which allows verifying the trends of historical sense formation to time orientation subsumed to groups searched. In other words, the metahistorical exercise done throughout the research allowed the development of a typology that indicates how or what types of historical consciousness are predominant in a group discourse. Finally, discuss with students how the concepts of historical thinking work to build knowledge, mediated by the historical consciousness subsumed to the argument, it is the aim of this research. Improve the historical ideas through methodological principles that invest in developing the argument is indelible function of teaching history and therefore, metahistorical concepts can be worked in class , gradually and progressively, as the means by which articulates historical thought. Thus, history will show how the area of fundamental knowledge is to generate reflection and self reflection about the human experience. Learn History with sense to Life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Katia Maria AbudAlves, Ronaldo Cardoso2011-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-05072011-150223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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