PCN e BNCC: singularidades, sincronicidades e implicações no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Eduardo Petroncari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251638
Resumo: O estudo do currículo se configura como um campo complexo e multifacetado cujo processo histórico de desenvolvimento remonta aos tempos antigos, simultaneamente influenciando e sendo influenciado por sistemas socioeconômicos, culturais, políticos e educacionais, consolidando o currículo, para além de concepções técnicas e estáticas, como uma práxis que expressa a função social e cultural da educação. Este trabalho tem como objetivo traçar um percurso acerca do currículo, do Ensino de Física e das propostas curriculares brasileiras das últimas três décadas, realizando uma análise documental das publicações oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apropriando-se metodologicamente da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na identificação e categorização das unidades de texto dos documentos, comparando e discutindo como as singularidades e sincronicidades quanto às suas organizações em áreas do conhecimento, concepções e questões acerca do currículo, Física e processo de ensino aprendizagem podem impactar o Ensino de Física no Ensino Médio. Observou-se diferenças substanciais entre a forma de organização e oferta do Ensino Médio nas duas propostas, com destaque para mudanças promovidas pela BNCC como o rompimento da centralidade disciplinar e para a obrigatoriedade exclusiva de somente Português e Matemática no decorrer de toda a etapa da educação média, bem como seu encaminhamento insatisfatório quanto à oferta e orientações de aplicabilidade das mudanças propostas. Tais fatores, somados à carência de discussões da nova proposta curricular acerca da Física e seu ensino, podem impactar negativamente no Ensino de Física, resultando no aumento da sua evasão e da perda de identidade curricular, reforçando problemas já existentes como o desinteresse dos alunos frente a um Ensino de Física descontextualizado, excessivamente matematizado e pautado na memorização mecânica voltada para a testagem, conforme discutido no texto que se apresenta.
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Este trabalho tem como objetivo traçar um percurso acerca do currículo, do Ensino de Física e das propostas curriculares brasileiras das últimas três décadas, realizando uma análise documental das publicações oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apropriando-se metodologicamente da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na identificação e categorização das unidades de texto dos documentos, comparando e discutindo como as singularidades e sincronicidades quanto às suas organizações em áreas do conhecimento, concepções e questões acerca do currículo, Física e processo de ensino aprendizagem podem impactar o Ensino de Física no Ensino Médio. Observou-se diferenças substanciais entre a forma de organização e oferta do Ensino Médio nas duas propostas, com destaque para mudanças promovidas pela BNCC como o rompimento da centralidade disciplinar e para a obrigatoriedade exclusiva de somente Português e Matemática no decorrer de toda a etapa da educação média, bem como seu encaminhamento insatisfatório quanto à oferta e orientações de aplicabilidade das mudanças propostas. Tais fatores, somados à carência de discussões da nova proposta curricular acerca da Física e seu ensino, podem impactar negativamente no Ensino de Física, resultando no aumento da sua evasão e da perda de identidade curricular, reforçando problemas já existentes como o desinteresse dos alunos frente a um Ensino de Física descontextualizado, excessivamente matematizado e pautado na memorização mecânica voltada para a testagem, conforme discutido no texto que se apresenta.The curriculum’s study configures itself as a complex and multifaceted field whose historical development process dates back to ancient times, simultaneously influencing and being influenced by socioeconomic, cultural, political and educational systems, consolidating the curriculum, beyond technical and static conceptions, as a praxis that expresses the social and cultural function of education. This work aims to trace a path around the curriculum, Physics Teaching and Brazilian curricular proposals from the last three decades, performing a documentary analysis of official publications regarding the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), methodologically appropriating Bardin's Content Analysis (1977) in identifying and categorizing the documents’ text units, comparing and discussing their singularities and synchronicities regarding their organization in areas of knowledge, concepts and issues related to the curriculum, Physics and the teaching-learning process can impact Physics Teaching in High School. Substantial differences was observed between the form of organization and provision of Secondary Education in the two proposals, emphasizing the changes promoted by BNCC such as the disruption of disciplinary centrality and the exclusive obligation of only Portuguese and Mathematics throughout the entire high school, as well as its unsatisfactory management regarding the offer and applicability guidelines for the proposed changes. Such factors, added to the lack of discussions of the new curricular proposal regarding Physics and its teaching, may negatively impact Physics Teaching, resulting in an increase in evasion and the loss of curricular identity, reinforcing already existing problems such as students' lack of interest due to a decontextualized Physics Teaching, excessively mathematized and based on mechanical memorization for external testing, as discussed in the text presented.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Teixeira, Eduardo Petroncari2023-12-04T13:28:35Z2023-12-04T13:28:35Z2023-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:03:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:06:26.571676Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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