Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/ http://hdl.handle.net/11449/135391 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas. |
id |
UNSP_3cfb4473d10e4ccd0ec3ec7ec952607e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135391 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médioEnsino de ciênciasEnsino de biologiaSociedadeEste estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Ri, Carla Signori Dal [UNESP]Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]2016-03-02T13:02:32Z2016-03-02T13:02:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article4952-4964application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135391ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:01.366219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
title |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
spellingShingle |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Ensino de ciências Ensino de biologia Sociedade |
title_short |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
title_full |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
title_fullStr |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
title_full_unstemmed |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
title_sort |
Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio |
author |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author_facet |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Ri, Carla Signori Dal [UNESP] Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP] Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ri, Carla Signori Dal [UNESP] Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP] Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Ri, Carla Signori Dal [UNESP] Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP] Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino de biologia Sociedade |
topic |
Ensino de ciências Ensino de biologia Sociedade |
description |
Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:02:32Z 2016-03-02T13:02:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/ Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014. 1982-1867 http://hdl.handle.net/11449/135391 ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf 2431034310174335 |
url |
http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/ http://hdl.handle.net/11449/135391 |
identifier_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014. 1982-1867 ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf 2431034310174335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4952-4964 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128791552196608 |