Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ri, Carla Signori Dal [UNESP], Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP], Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
http://hdl.handle.net/11449/135391
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.
id UNSP_3cfb4473d10e4ccd0ec3ec7ec952607e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135391
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médioEnsino de ciênciasEnsino de biologiaSociedadeEste estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Ri, Carla Signori Dal [UNESP]Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]2016-03-02T13:02:32Z2016-03-02T13:02:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article4952-4964application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135391ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:01.366219Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
title Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
spellingShingle Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Sociedade
title_short Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
title_full Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
title_fullStr Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
title_full_unstemmed Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
title_sort Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
author Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author_facet Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Ri, Carla Signori Dal [UNESP]
Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
author_role author
author2 Ri, Carla Signori Dal [UNESP]
Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Ri, Carla Signori Dal [UNESP]
Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino de biologia
Sociedade
topic Ensino de ciências
Ensino de biologia
Sociedade
description Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:32Z
2016-03-02T13:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/135391
ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf
2431034310174335
url http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
http://hdl.handle.net/11449/135391
identifier_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.
1982-1867
ISSN1982-1867-2014-07-4952-4964.pdf
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4952-4964
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128791552196608