A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102160
Resumo: O objeto desta pesquisa é a formação incial de professores de matemática. Trata-se de um estudo de caso em que buscamos a concepção de prática na visão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Campus de Rio Claro. Esta pesquisa tem como objetivos: identificar se há tais práticas; buscar as contribuições dessas possíveis práticas e verificar se as práticas encontradas estão permitindo uma aproximação da realidade escolar, na qual o aluno atuará. O referencíal teórico foi baseado na relação teoria-prática do ponto de vista do pensamento filosófico e do ponto de vista da formação do educador. Utilizamos questionários, entrevistas semi-estruturadas e a análise de documentos (autobiografias), sempre visando responder a nossa pergunta central e alcançar os objetivos propostos. Observamos que na concepção dos alunos a prática é vista de acordo com as seguintes categorias teóricas: como instrumentalização técnica, como imitação de modelos, como experiência e como reflexão sobre a realidade. Esperamos que este trabalho possa contribuir com os cursos de Licenciatura em Matemática levando os futuros professores a transformação da realidade através de sua práxis.
id UNSP_3f0df612902f2e1e22b30eedc391a458
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102160
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemáticaProfessores - FormaçãoPráxisEducação matemáticaFormação incial de professoresO objeto desta pesquisa é a formação incial de professores de matemática. Trata-se de um estudo de caso em que buscamos a concepção de prática na visão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Campus de Rio Claro. Esta pesquisa tem como objetivos: identificar se há tais práticas; buscar as contribuições dessas possíveis práticas e verificar se as práticas encontradas estão permitindo uma aproximação da realidade escolar, na qual o aluno atuará. O referencíal teórico foi baseado na relação teoria-prática do ponto de vista do pensamento filosófico e do ponto de vista da formação do educador. Utilizamos questionários, entrevistas semi-estruturadas e a análise de documentos (autobiografias), sempre visando responder a nossa pergunta central e alcançar os objetivos propostos. Observamos que na concepção dos alunos a prática é vista de acordo com as seguintes categorias teóricas: como instrumentalização técnica, como imitação de modelos, como experiência e como reflexão sobre a realidade. Esperamos que este trabalho possa contribuir com os cursos de Licenciatura em Matemática levando os futuros professores a transformação da realidade através de sua práxis.The object of this research is the initial education of mathematics teachers. It involves a case study in which we sought the views of undergraduate students in the mathematics teacher education program at UNESP, Rio Claro campus, regarding their conception of practice. The objectives of the study are: to identify if there are such practices; to look for the contributions of these possible practices and verify if the practices found are allowing an approximation to the reality of the schools in which the student will be actíng. The theoretical reference was based on the theory-practice relation from the perspective of philosophical thought and the point of view of teacher education. We used questionnaires, semi-structured interviews, and document analysis (autobiographies), always with a view towards responding to the central question and achieving the objectives. We observed that, in the students' conception, practice is viewed according to the following theoretical categories: as technical instrumentation, as imitation of models, as experiente and as reflection on reality. lt is our hope that this study will contribute lo mathematics teacher education programs, guiding future teachers toward the transformation of reality through their praxis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Geraldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2005-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis202 f. : il.application/pdfPEREIRA, Patrícia Sândalo. A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática. 2005. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/102160000323610pereira_ps_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:04:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102160Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:04:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
title A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
spellingShingle A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]
Professores - Formação
Práxis
Educação matemática
Formação incial de professores
title_short A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
title_full A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
title_fullStr A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
title_full_unstemmed A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
title_sort A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática
author Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]
author_facet Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Geraldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Sândalo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Práxis
Educação matemática
Formação incial de professores
topic Professores - Formação
Práxis
Educação matemática
Formação incial de professores
description O objeto desta pesquisa é a formação incial de professores de matemática. Trata-se de um estudo de caso em que buscamos a concepção de prática na visão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNESP, Campus de Rio Claro. Esta pesquisa tem como objetivos: identificar se há tais práticas; buscar as contribuições dessas possíveis práticas e verificar se as práticas encontradas estão permitindo uma aproximação da realidade escolar, na qual o aluno atuará. O referencíal teórico foi baseado na relação teoria-prática do ponto de vista do pensamento filosófico e do ponto de vista da formação do educador. Utilizamos questionários, entrevistas semi-estruturadas e a análise de documentos (autobiografias), sempre visando responder a nossa pergunta central e alcançar os objetivos propostos. Observamos que na concepção dos alunos a prática é vista de acordo com as seguintes categorias teóricas: como instrumentalização técnica, como imitação de modelos, como experiência e como reflexão sobre a realidade. Esperamos que este trabalho possa contribuir com os cursos de Licenciatura em Matemática levando os futuros professores a transformação da realidade através de sua práxis.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-15
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Patrícia Sândalo. A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática. 2005. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/102160
000323610
pereira_ps_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv PEREIRA, Patrícia Sândalo. A Concepção de prática na visão de licenciandos de matemática. 2005. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
000323610
pereira_ps_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789349564121088