A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141633 |
Resumo: | Este texto trata sobre a importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização, particularmente mediante a análise (em andamento) do material didático do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” - PNAIC, do governo federal, implementado na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país no ano de 2013. Os objetivos são: a) buscar inferências sobre o trabalho com textos clássicos de literatura infantil; b) identificar se há uma proposta explícita de trabalho com textos clássicos de literatura infantil. Como metodologia de pesquisa, procede-se à análise documental e de conteúdo dos cadernos de formação do PNAIC, utilizados no curso pelos professores alfabetizadores e a seleção de livros de literatura infantil enviados para as escolas de ensino fundamental por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 – Obras Complementares. A leitura do material possibilitou entender que o pouco número de obras clássicas se deve, muito, ao mercado editorial que não oferece reedições atualizadas das mesmas. |
id |
UNSP_4448123b0af6306662e2a3cb42ffd62f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141633 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamentalLeituraLiteratura infantilClássicoEste texto trata sobre a importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização, particularmente mediante a análise (em andamento) do material didático do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” - PNAIC, do governo federal, implementado na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país no ano de 2013. Os objetivos são: a) buscar inferências sobre o trabalho com textos clássicos de literatura infantil; b) identificar se há uma proposta explícita de trabalho com textos clássicos de literatura infantil. Como metodologia de pesquisa, procede-se à análise documental e de conteúdo dos cadernos de formação do PNAIC, utilizados no curso pelos professores alfabetizadores e a seleção de livros de literatura infantil enviados para as escolas de ensino fundamental por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 – Obras Complementares. A leitura do material possibilitou entender que o pouco número de obras clássicas se deve, muito, ao mercado editorial que não oferece reedições atualizadas das mesmas.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]2016-07-19T12:59:49Z2016-07-19T12:59:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10664-10676application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10664-106762357-7819http://hdl.handle.net/11449/141633ISSN2357-7819-2014-10664-10676.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:09:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:38:22.662100Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental Souza, Carolina Gonçalves [UNESP] Leitura Literatura infantil Clássico |
title_short |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP] |
author_facet |
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura infantil Clássico |
topic |
Leitura Literatura infantil Clássico |
description |
Este texto trata sobre a importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização, particularmente mediante a análise (em andamento) do material didático do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” - PNAIC, do governo federal, implementado na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país no ano de 2013. Os objetivos são: a) buscar inferências sobre o trabalho com textos clássicos de literatura infantil; b) identificar se há uma proposta explícita de trabalho com textos clássicos de literatura infantil. Como metodologia de pesquisa, procede-se à análise documental e de conteúdo dos cadernos de formação do PNAIC, utilizados no curso pelos professores alfabetizadores e a seleção de livros de literatura infantil enviados para as escolas de ensino fundamental por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 – Obras Complementares. A leitura do material possibilitou entender que o pouco número de obras clássicas se deve, muito, ao mercado editorial que não oferece reedições atualizadas das mesmas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:49Z 2016-07-19T12:59:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10664-10676 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141633 ISSN2357-7819-2014-10664-10676.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141633 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10664-10676 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10664-10676.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10664-10676 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128542197678080 |