Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Camila Nunes [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155752
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888915.pdf
Resumo: No Brasil, com o golpe de estado de 1937, iniciou-se um período ditatorial conhecido como Estado Novo. Nesta nova conjuntura política imposta no país, ocorreram intervenções do estado em diversos setores da sociedade. No âmbito educacional foi promulgada a Reforma do Ensino Secundário decretada por Gustavo Capanema, então responsável pelo Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo. A pesquisa buscou compreender a ideologia que permeava esta reforma educacional, evidenciando qual o ideal de sociedade se pretendia alcançar e a função destinada a educação para a formação dos cidadãos em um regime ditatorial. Serão analisadas as influências externas e os motivos que culminaram com a exaltação do patriotismo e a presença militar na educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfica
id UNSP_575cdc72fc6f77fe263b3cdebf969cfb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155752
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novoEnsino médioCanto orfeonicoMilitaresEducation, SecondaryNo Brasil, com o golpe de estado de 1937, iniciou-se um período ditatorial conhecido como Estado Novo. Nesta nova conjuntura política imposta no país, ocorreram intervenções do estado em diversos setores da sociedade. No âmbito educacional foi promulgada a Reforma do Ensino Secundário decretada por Gustavo Capanema, então responsável pelo Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo. A pesquisa buscou compreender a ideologia que permeava esta reforma educacional, evidenciando qual o ideal de sociedade se pretendia alcançar e a função destinada a educação para a formação dos cidadãos em um regime ditatorial. Serão analisadas as influências externas e os motivos que culminaram com a exaltação do patriotismo e a presença militar na educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi bibliográficaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Camila Nunes [UNESP]2018-08-30T18:22:57Z2018-08-30T18:22:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfMENDONÇA, Camila Nunes. Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155752000888915http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888915.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:08:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:46.898149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
title Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
spellingShingle Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
Mendonça, Camila Nunes [UNESP]
Ensino médio
Canto orfeonico
Militares
Education, Secondary
title_short Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
title_full Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
title_fullStr Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
title_full_unstemmed Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
title_sort Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo
author Mendonça, Camila Nunes [UNESP]
author_facet Mendonça, Camila Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mialhe, Jorge Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Camila Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Canto orfeonico
Militares
Education, Secondary
topic Ensino médio
Canto orfeonico
Militares
Education, Secondary
description No Brasil, com o golpe de estado de 1937, iniciou-se um período ditatorial conhecido como Estado Novo. Nesta nova conjuntura política imposta no país, ocorreram intervenções do estado em diversos setores da sociedade. No âmbito educacional foi promulgada a Reforma do Ensino Secundário decretada por Gustavo Capanema, então responsável pelo Ministério da Educação e Saúde durante o Estado Novo. A pesquisa buscou compreender a ideologia que permeava esta reforma educacional, evidenciando qual o ideal de sociedade se pretendia alcançar e a função destinada a educação para a formação dos cidadãos em um regime ditatorial. Serão analisadas as influências externas e os motivos que culminaram com a exaltação do patriotismo e a presença militar na educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi bibliográfica
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:57Z
2018-08-30T18:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Camila Nunes. Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155752
000888915
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888915.pdf
identifier_str_mv MENDONÇA, Camila Nunes. Educação e segurança nacional: ideologia autoritária na reforma do ensino secundário no estado novo. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000888915
url http://hdl.handle.net/11449/155752
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888915.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128714452500480