Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP], Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/541
http://hdl.handle.net/11449/142526
Resumo: Objective: To implement a collaborative program interface in health and education and identify the perception of regular education teachers on this collaborative work with occupational therapists in the school context. Method: The study included 60 teachers of students with physical disability. Interview was conducted through an elaborate tool for the study entitled "Screening Protocol for collaborative work between health and education" and further as its objective the implementation of a collaborative work program at the interface health and education. The analysis procedure involved the triangulation of data, content analysis and descriptive analysis of its contents. Results: We conclude that the perception of teachers on collaborative work identifies the theoretical and practical knowledge of professionals in the fields of health and education, through partnerships, would raise actions to promote the access of students with disabilities in the context school.
id UNSP_5f53823d836da2128c3c37310e2b92a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142526
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolarEducationCollaborative workDisabilityEducaçãoTrabalho colaborativoDeficiênciaObjective: To implement a collaborative program interface in health and education and identify the perception of regular education teachers on this collaborative work with occupational therapists in the school context. Method: The study included 60 teachers of students with physical disability. Interview was conducted through an elaborate tool for the study entitled "Screening Protocol for collaborative work between health and education" and further as its objective the implementation of a collaborative work program at the interface health and education. The analysis procedure involved the triangulation of data, content analysis and descriptive analysis of its contents. Results: We conclude that the perception of teachers on collaborative work identifies the theoretical and practical knowledge of professionals in the fields of health and education, through partnerships, would raise actions to promote the access of students with disabilities in the context school.Objetivo: Implementar um programa de trabalho colaborativo na interface saúde e educação e identificar a percepção dos professores do ensino regular sobre este trabalho colaborativo com os terapeutas ocupacionais no contexto escolar. Método: Participaram do estudo 60 professores de alunos com deficiencia física. Foi realizado entrevista por meio de um instrumento elaborado para o estudo intitulado “Protocolo de triagem para o trabalho colaborativo entre saúde e educação”, tendo ainda como seu objetivo a implementação um programa de trabalho colaborativo na interface saúde e educação. O procedimento de análise envolveu a triangulação dos dados, a análise de conteúdo e a análise descritiva de seu conteúdo. Resultados: Conclui-se que a percepção dos professores sobre o trabalho colaborativo identifica que o conhecimento teórico e prático de profissionais das áreas da saúde e da educação, por meio de parcerias, suscitariam ações a fim promover o acesso dos alunos com deficiência física no contexto escolar.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Camila Boarini dos [UNESP]Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP]Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]2016-08-04T13:35:40Z2016-08-04T13:35:40Z2015-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5418º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142526ISSN2176-9761-2015-01-07-santos-boarini.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T15:17:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142526Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T15:17:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
title Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
spellingShingle Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
Education
Collaborative work
Disability
Educação
Trabalho colaborativo
Deficiência
title_short Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
title_full Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
title_fullStr Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
title_full_unstemmed Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
title_sort Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar
author Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
author_facet Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
author_role author
author2 Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Collaborative work
Disability
Educação
Trabalho colaborativo
Deficiência
topic Education
Collaborative work
Disability
Educação
Trabalho colaborativo
Deficiência
description Objective: To implement a collaborative program interface in health and education and identify the perception of regular education teachers on this collaborative work with occupational therapists in the school context. Method: The study included 60 teachers of students with physical disability. Interview was conducted through an elaborate tool for the study entitled "Screening Protocol for collaborative work between health and education" and further as its objective the implementation of a collaborative work program at the interface health and education. The analysis procedure involved the triangulation of data, content analysis and descriptive analysis of its contents. Results: We conclude that the perception of teachers on collaborative work identifies the theoretical and practical knowledge of professionals in the fields of health and education, through partnerships, would raise actions to promote the access of students with disabilities in the context school.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
2016-08-04T13:35:40Z
2016-08-04T13:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/541
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142526
ISSN2176-9761-2015-01-07-santos-boarini.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/541
http://hdl.handle.net/11449/142526
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-07-santos-boarini.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-7
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128168900427776