Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150923
Resumo: A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é pauta na premissa de que as mesmas podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens dos estudantes. Muitos são os estudos que embasam essa ideia e as justificam no contexto educacional. Entretanto, as pesquisas sobre o uso das TIC na Educação Básica estão majoritariamente direcionadas aos anos finais do Ensino Fundamental, médio e formação de professores. Assim, este estudo se propôs a verificar mudanças nos processos de ensino e diferenças de aprendizagem dos conteúdos específicos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando incorporadas para seu ensino estratégias mediadas pelo uso das TIC. Para isso, em concordância com os pressupostos da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, foi planejada e implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. Igualmente foi planejada uma unidade didática sobre jogos do Brasil e do mundo para duas turmas do quinto ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em três categorias de análise, sendo elas: O trabalho docente; As TIC em sala de aula; As TIC na Educação Física na perspectiva do professor. Na primeira categoria pôde-se observar que um primeiro impacto causado pela incorporação das tecnologias está ligado a organização, planejamento e carga de trabalho docente. A segunda categoria mostrou que ainda há muitos obstáculos que limitam a inserção das tecnologias na escola. Aponta a utilização do Facebook, videoconferência e produção de vídeos como ferramentas para a tematização dos jogos nas aulas. A terceira categoria indica como principais vantagens do uso das TIC a aproximação entre família e aluno na realização de atividades e a quebra de barreiras geográficas para a comunicação sobre jogos. Como desvantagens mostra o tempo gasto para preparar atividades e equipamentos e a visão negativa da escola em relação ao uso das redes sociais. Por fim, os dados não permitem dizer se há diferenças de aprendizagem entre as turmas, mas viabilizam considerações acerca da utilização das TIC nas aulas de Educação Física.
id UNSP_64566ceaaa70b62bbad2dffa14a83cb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150923
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogosUse of ICT in Physical Education of the initial years of fundamental education in the process of teaching and learning of contents on gamesEducação Física escolarAnos iniciais do Ensino FundamentalTecnologias da informação e comunicaçãoJogoA incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é pauta na premissa de que as mesmas podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens dos estudantes. Muitos são os estudos que embasam essa ideia e as justificam no contexto educacional. Entretanto, as pesquisas sobre o uso das TIC na Educação Básica estão majoritariamente direcionadas aos anos finais do Ensino Fundamental, médio e formação de professores. Assim, este estudo se propôs a verificar mudanças nos processos de ensino e diferenças de aprendizagem dos conteúdos específicos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando incorporadas para seu ensino estratégias mediadas pelo uso das TIC. Para isso, em concordância com os pressupostos da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, foi planejada e implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. Igualmente foi planejada uma unidade didática sobre jogos do Brasil e do mundo para duas turmas do quinto ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em três categorias de análise, sendo elas: O trabalho docente; As TIC em sala de aula; As TIC na Educação Física na perspectiva do professor. Na primeira categoria pôde-se observar que um primeiro impacto causado pela incorporação das tecnologias está ligado a organização, planejamento e carga de trabalho docente. A segunda categoria mostrou que ainda há muitos obstáculos que limitam a inserção das tecnologias na escola. Aponta a utilização do Facebook, videoconferência e produção de vídeos como ferramentas para a tematização dos jogos nas aulas. A terceira categoria indica como principais vantagens do uso das TIC a aproximação entre família e aluno na realização de atividades e a quebra de barreiras geográficas para a comunicação sobre jogos. Como desvantagens mostra o tempo gasto para preparar atividades e equipamentos e a visão negativa da escola em relação ao uso das redes sociais. Por fim, os dados não permitem dizer se há diferenças de aprendizagem entre as turmas, mas viabilizam considerações acerca da utilização das TIC nas aulas de Educação Física.The incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) in education is based on the premise that they can provide conditions that enhance student learning. Many studies support this idea and justify it in the educational context. However, research on the use of ICT in Basic Education is mainly directed towards the final years of elementary, middle and teacher education. Thus, this study aimed to verify changes in teaching processes and learning differences of the specific contents of Physical Education in the initial years of Elementary Education when incorporated into their teaching strategies mediated by the use of ICT. To this end, in agreement with the assumptions of the first version of the National Curricular Common Base, a didactic unit on popular and traditional games was planned and implemented for two classes of the third year, where one of them was used ICT and for the other it was not. A didactic unit was also planned on games from Brazil and the world for two classes of the fifth year, where one of them was used ICT and for another not. Class registration was done through a field diary. The results culminated in three categories of analysis, namely: The teaching work; ICT in the classroom; ICT in Physical Education from the perspective of the teacher. In the first category it was observed that a first impact caused by the incorporation of the technologies is linked to organization, planning and workload of teaching staff. The second category showed that there are still many obstacles that limit the insertion of technologies in school. It points to the use of Facebook, video conferencing and video production as tools for the thematization of games in class. The third category indicates that the main advantages of using ICT are the approximation between family and student in carrying out activities and the breakdown of geographical barriers to communication about games. As disadvantages shows the time spent to prepare activities and equipment and the negative view of the school in relation to the use of social networks. Finally, the data do not allow to say if there are differences of learning between the classes, but they make possible considerations about the use of the TIC in the classes of Physical Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)González, Fernando Jaime [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]2017-06-19T14:48:03Z2017-06-19T14:48:03Z2017-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/150923Nardon, Tiago Aparecido33004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:05:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:01.906160Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
Use of ICT in Physical Education of the initial years of fundamental education in the process of teaching and learning of contents on games
title Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
spellingShingle Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]
Educação Física escolar
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Tecnologias da informação e comunicação
Jogo
title_short Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
title_full Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
title_fullStr Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
title_full_unstemmed Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
title_sort Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos
author Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]
author_facet Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González, Fernando Jaime [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardon, Tiago Aparecido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Tecnologias da informação e comunicação
Jogo
topic Educação Física escolar
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Tecnologias da informação e comunicação
Jogo
description A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é pauta na premissa de que as mesmas podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens dos estudantes. Muitos são os estudos que embasam essa ideia e as justificam no contexto educacional. Entretanto, as pesquisas sobre o uso das TIC na Educação Básica estão majoritariamente direcionadas aos anos finais do Ensino Fundamental, médio e formação de professores. Assim, este estudo se propôs a verificar mudanças nos processos de ensino e diferenças de aprendizagem dos conteúdos específicos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando incorporadas para seu ensino estratégias mediadas pelo uso das TIC. Para isso, em concordância com os pressupostos da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, foi planejada e implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. Igualmente foi planejada uma unidade didática sobre jogos do Brasil e do mundo para duas turmas do quinto ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em três categorias de análise, sendo elas: O trabalho docente; As TIC em sala de aula; As TIC na Educação Física na perspectiva do professor. Na primeira categoria pôde-se observar que um primeiro impacto causado pela incorporação das tecnologias está ligado a organização, planejamento e carga de trabalho docente. A segunda categoria mostrou que ainda há muitos obstáculos que limitam a inserção das tecnologias na escola. Aponta a utilização do Facebook, videoconferência e produção de vídeos como ferramentas para a tematização dos jogos nas aulas. A terceira categoria indica como principais vantagens do uso das TIC a aproximação entre família e aluno na realização de atividades e a quebra de barreiras geográficas para a comunicação sobre jogos. Como desvantagens mostra o tempo gasto para preparar atividades e equipamentos e a visão negativa da escola em relação ao uso das redes sociais. Por fim, os dados não permitem dizer se há diferenças de aprendizagem entre as turmas, mas viabilizam considerações acerca da utilização das TIC nas aulas de Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-19T14:48:03Z
2017-06-19T14:48:03Z
2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150923
Nardon, Tiago Aparecido
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/150923
identifier_str_mv Nardon, Tiago Aparecido
33004137066P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128250234273792