Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91233
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa.
id UNSP_653aa6c596f6f494570032e3abe9b477
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91233
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamentalProfessores de ensino fundamentalLeitura (Ensino de primeiro grau)Ensino fundamentalFormação de leitores e produtores de textosProjetos de leitura e escritaPedagogy of projectsReading and writing projectsReadingWritingElementary schoolA presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa.The present research had as its main purpose to develop and direct studies, reflections and methodological proceedings, about projects of reading and writing, with a group of six teachers that worked with Cycle I of Elementary School, in an official school of Marília city (S.P.). By means of that work, we aimed to alter their conceptions about projects and processes of teaching and learning. In order to reach that aim, we adopted the researchaction as our methodology, because we understand that this kind of methodology emphasizes the qualitative characteristics, giving value to those aspects in the studied problem and because all the persons involved in the research become participant agents of the process of a problem solving. The obtained results indicate that the accomplishment of the projects of reading and writing conducted to the transformation of the process of teaching and learning, changing the quality of the productions (reading and text production) of the students involved in the research and also the pedagogical practice of the teachers responsible for the classrooms that participate in the research.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2007-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 f. : il.application/pdfSGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/91233000492416sgavioli_pc_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
title Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
spellingShingle Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
Professores de ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Ensino fundamental
Formação de leitores e produtores de textos
Projetos de leitura e escrita
Pedagogy of projects
Reading and writing projects
Reading
Writing
Elementary school
title_short Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
title_full Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
title_fullStr Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
title_full_unstemmed Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
title_sort Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental
author Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
author_facet Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgavioli, Priscila Chaves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Ensino fundamental
Formação de leitores e produtores de textos
Projetos de leitura e escrita
Pedagogy of projects
Reading and writing projects
Reading
Writing
Elementary school
topic Professores de ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Ensino fundamental
Formação de leitores e produtores de textos
Projetos de leitura e escrita
Pedagogy of projects
Reading and writing projects
Reading
Writing
Elementary school
description A presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e orientar estudos, reflexões e procedimentos metodológicos, sobre os projetos de leitura e escrita, com um grupo de seis professoras do ciclo I do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Marília (S.P.). Com isso, buscamos alterar as suas concepções de projetos e do processo de ensino e de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo adotamos como metodologia de pesquisa a pesquisa-ação, por entendermos que essa metodologia prioriza os caracteres qualitativos, valorizando esses aspectos no problema estudado e porque todos os envolvidos na pesquisa se tornam agentes participantes do processo de resolução de um problema. Os resultados obtidos indicam que a realização dos projetos de leitura e escrita propiciou a transformação do processo de ensino e de aprendizagem, alterando a qualidade das produções (recepção e produção de textos) dos alunos envolvidos na pesquisa e também a prática pedagógica das docentes responsáveis pelas salas participantes da pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/91233
000492416
sgavioli_pc_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SGAVIOLI, Priscila Chaves. Os projetos de leitura e escrita e a formação de leitores e produtores de textos: uma experiência com professores do ciclo I do ensino fundamental. 2007. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000492416
sgavioli_pc_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128175337635840