Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290 http://hdl.handle.net/11449/114692 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas. |
id |
UNSP_743eec0ce4968495971ccb2ecc9ed505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114692 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantilUso de recursos educativos para maestros de educación de la primera infanciarecurso pedagógicojogos e brincadeirasO presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas.Este estudio tuvo como objetivo identificar y clasificar los recursos pedagógicos más utilizados por los profesores de la educación de la primera infancia en una ciudad en el estado de São Paulo. El instrumento utilizado para la recolección de datos fue un cuestionario aplicado a 145 profesores que imparten clases en Educación Infantil en una ciudad en el estado de São Paulo. Los resultados mostraron que los maestros de preescolar utilizan con más frecuencia en las aulas el acoplamiento de juegos en la escuela, ejercicios de juegos. Por lo tanto, es imprescindible conocer a los maestros con respecto a la clasificación de los juguetes y los juegos, ya que cada uno permite el desarrollo de diferentes habilidades.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Adriana GarciaBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]2015-02-24T13:57:22Z2015-02-24T13:57:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article395-413application/pdfhttp://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014.1980-6183http://hdl.handle.net/11449/114692ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf5197619968036480Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil Uso de recursos educativos para maestros de educación de la primera infancia |
title |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
spellingShingle |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil Gonçalves, Adriana Garcia recurso pedagógico jogos e brincadeiras |
title_short |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
title_full |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
title_fullStr |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
title_sort |
Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil |
author |
Gonçalves, Adriana Garcia |
author_facet |
Gonçalves, Adriana Garcia Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adriana Garcia Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recurso pedagógico jogos e brincadeiras |
topic |
recurso pedagógico jogos e brincadeiras |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-24T13:57:22Z 2015-02-24T13:57:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290 Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014. 1980-6183 http://hdl.handle.net/11449/114692 ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf 5197619968036480 |
url |
http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290 http://hdl.handle.net/11449/114692 |
identifier_str_mv |
Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014. 1980-6183 ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf 5197619968036480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
395-413 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128131015376896 |