Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adriana Garcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290
http://hdl.handle.net/11449/114692
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas.
id UNSP_743eec0ce4968495971ccb2ecc9ed505
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114692
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantilUso de recursos educativos para maestros de educación de la primera infanciarecurso pedagógicojogos e brincadeirasO presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas.Este estudio tuvo como objetivo identificar y clasificar los recursos pedagógicos más utilizados por los profesores de la educación de la primera infancia en una ciudad en el estado de São Paulo. El instrumento utilizado para la recolección de datos fue un cuestionario aplicado a 145 profesores que imparten clases en Educación Infantil en una ciudad en el estado de São Paulo. Los resultados mostraron que los maestros de preescolar utilizan con más frecuencia en las aulas el acoplamiento de juegos en la escuela, ejercicios de juegos. Por lo tanto, es imprescindible conocer a los maestros con respecto a la clasificación de los juguetes y los juegos, ya que cada uno permite el desarrollo de diferentes habilidades.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Adriana GarciaBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]2015-02-24T13:57:22Z2015-02-24T13:57:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article395-413application/pdfhttp://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014.1980-6183http://hdl.handle.net/11449/114692ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf5197619968036480Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
Uso de recursos educativos para maestros de educación de la primera infancia
title Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
spellingShingle Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
Gonçalves, Adriana Garcia
recurso pedagógico
jogos e brincadeiras
title_short Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
title_full Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
title_fullStr Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
title_full_unstemmed Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
title_sort Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil
author Gonçalves, Adriana Garcia
author_facet Gonçalves, Adriana Garcia
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author_role author
author2 Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adriana Garcia
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv recurso pedagógico
jogos e brincadeiras
topic recurso pedagógico
jogos e brincadeiras
description O presente estudo teve como objetivo identificar e classificar os recursos pedagógicos mais utilizados pelos professores da Educação Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado para 145 professores que ministravam aula no Ensino Infantil de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que os professores de educação infantil utilizavam com maior frequência, nas salas de aula, os jogos de acoplagem e na escola, os jogos de exercícios. Portanto, é imprescindível o conhecimento pelos professores no que se refere à classificação dos brinquedos e jogos, uma vez que cada um possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:22Z
2015-02-24T13:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290
Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014.
1980-6183
http://hdl.handle.net/11449/114692
ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf
5197619968036480
url http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/24290
http://hdl.handle.net/11449/114692
identifier_str_mv Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 395-413, 2014.
1980-6183
ISSN19806183-2014-17-02-395-413.pdf
5197619968036480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pensar a Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 395-413
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128131015376896