A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldini, Tamires Aparecida do Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251772
Resumo: Esta tese tem como fundamento geral realizar uma análise da alfabetização de crianças com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e da Pedagogia Waldorf, apresentando um estudo dialógico entre estas. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de obras que tratam da alfabetização e a Pedagogia Waldorf e da legislação federal da proposta teórica. Esta pesquisa contemplará a totalidade da legislação referente à PNAdo governo do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O estudo comparado sobrea alfabetização para o Ministério da Educação (MEC), durante o “governo bolsonarista” e para a abordagem waldorfiana terá como foco a proposta de alfabetização de crianças pela PNA e pela Pedagogia Waldorf. Para a organização e a escrita deste estudo comparado, categorias visando à identificação do planejamento, os passos e a concepção sobre a proposta teórica do alfabetizar foram utilizadas para analisar os dados obtidos de cada um dos objetos de estudopesquisados. Por fim, é esperado encontrar dados relevantes para o enriquecimento da reflexão acerca das Políticas Públicas Educacionais referentes à alfabetização escolar.
id UNSP_772dab031201974c7c4cf3e7e4d3379a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251772
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentesPublic Literacy Policy and Waldorf Pedagogy: existing relationshipsRudolf SteinerLiteraciaTempo de AprenderLiteracyTime to LearnEsta tese tem como fundamento geral realizar uma análise da alfabetização de crianças com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e da Pedagogia Waldorf, apresentando um estudo dialógico entre estas. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de obras que tratam da alfabetização e a Pedagogia Waldorf e da legislação federal da proposta teórica. Esta pesquisa contemplará a totalidade da legislação referente à PNAdo governo do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O estudo comparado sobrea alfabetização para o Ministério da Educação (MEC), durante o “governo bolsonarista” e para a abordagem waldorfiana terá como foco a proposta de alfabetização de crianças pela PNA e pela Pedagogia Waldorf. Para a organização e a escrita deste estudo comparado, categorias visando à identificação do planejamento, os passos e a concepção sobre a proposta teórica do alfabetizar foram utilizadas para analisar os dados obtidos de cada um dos objetos de estudopesquisados. Por fim, é esperado encontrar dados relevantes para o enriquecimento da reflexão acerca das Políticas Públicas Educacionais referentes à alfabetização escolar.This thesis is fundamentally aimed at conducting an analysis of the literacy of children based on the National Literacy Policy (PNA) of 2019 and Waldorf Pedagogy, presenting a dialogic study between these approaches. The research is predominantly of a qualitative nature, involving bibliographic research on works that deal with literacy and Waldorf Pedagogy, as well as federal legislation related to pedagogical practices of literacy education. This research will encompass the entirety of the legislation concerning the PNA during the presidency of Jair Messias Bolsonaro. The comparative study of literacy education for the Ministry of Education (MEC) during the Bolsonaro government and for the Waldorfian approach will focus the literacy proposal for children's by PNA and by Waldof. Pedagogy. For the organization and writing of this comparative study, categories aimed at identifying planning, steps, and the conceptualization of literacy pedagogical practices were used to analyze the data obtained from each of the researched study subjects. Finally, it is expected that relevant data to enrich the reflection on Educational Public Policies related to school literacy is discovered.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Baldini, Tamires Aparecida do Amaral2023-12-07T23:59:17Z2023-12-07T23:59:17Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBALDINI, Tamires Aparecida do Amaral. A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes. Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2517723113217920314540009000847882000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:11:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:01:46.638087Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
Public Literacy Policy and Waldorf Pedagogy: existing relationships
title A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
spellingShingle A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
Baldini, Tamires Aparecida do Amaral
Rudolf Steiner
Literacia
Tempo de Aprender
Literacy
Time to Learn
title_short A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
title_full A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
title_fullStr A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
title_full_unstemmed A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
title_sort A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes
author Baldini, Tamires Aparecida do Amaral
author_facet Baldini, Tamires Aparecida do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldini, Tamires Aparecida do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Rudolf Steiner
Literacia
Tempo de Aprender
Literacy
Time to Learn
topic Rudolf Steiner
Literacia
Tempo de Aprender
Literacy
Time to Learn
description Esta tese tem como fundamento geral realizar uma análise da alfabetização de crianças com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e da Pedagogia Waldorf, apresentando um estudo dialógico entre estas. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de obras que tratam da alfabetização e a Pedagogia Waldorf e da legislação federal da proposta teórica. Esta pesquisa contemplará a totalidade da legislação referente à PNAdo governo do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O estudo comparado sobrea alfabetização para o Ministério da Educação (MEC), durante o “governo bolsonarista” e para a abordagem waldorfiana terá como foco a proposta de alfabetização de crianças pela PNA e pela Pedagogia Waldorf. Para a organização e a escrita deste estudo comparado, categorias visando à identificação do planejamento, os passos e a concepção sobre a proposta teórica do alfabetizar foram utilizadas para analisar os dados obtidos de cada um dos objetos de estudopesquisados. Por fim, é esperado encontrar dados relevantes para o enriquecimento da reflexão acerca das Políticas Públicas Educacionais referentes à alfabetização escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T23:59:17Z
2023-12-07T23:59:17Z
2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALDINI, Tamires Aparecida do Amaral. A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes. Araraquara, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251772
311321792031454
0009000847882000
identifier_str_mv BALDINI, Tamires Aparecida do Amaral. A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes. Araraquara, 2023.
311321792031454
0009000847882000
url https://hdl.handle.net/11449/251772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128886202957824