A mediação do coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosquini, Juliane do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182583
Resumo: A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve como objetivo analisar a mediação do coordenador pedagógico, construída no processo de formação continuada, mediante a constituição de um grupo de estudos com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Matemática, em uma escola da rede municipal de Pompeia/SP. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja abordagem é do tipo pesquisa-intervenção, com características de pesquisa-formação, que buscou responder à seguinte questão de pesquisa: que contribuições a mediação realizada pelo coordenador pedagógico, em um processo de formação continuada, na escola, pode trazer para a prática de professores que ensinam Matemática e para o seu desenvolvimento profissional? A natureza da mediação proposta na pesquisa é da mediação como um processo que parte da problematização da prática, estimula a reflexão, o aprender junto e a metacognição, como formas de promover o desenvolvimento profissional dos professores. Os procedimentos se constituíram em estratégias para a mediação e envolveram: a realização de grupos de estudos, nos horários de HTPC; orientação e acompanhamento dos professores; desenvolvimento de aulas, em parceria com os professores; acompanhamento de uma aula desenvolvida pelas professoras, sob a orientação do coordenador. A intervenção realizada junto aos professores ocorreu no segundo semestre de 2016 e durante o ano de 2017, envolvendo o estudo de conteúdos referentes a frações e geometria. Os dados da pesquisa evidenciaram que as contribuições da mediação para a prática dos professores se deram na dimensão do conhecimento da Matemática, na dimensão do conhecimento dos alunos e dos processos de aprendizagem e na dimensão do processo instrucional propostos por Ponte e Oliveira (2002) e Ponte (2012). Na dimensão do conhecimento matemático, as aprendizagens das professoras possibilitaram: 1) a ampliação dos seus conhecimentos acerca do trabalho com os conteúdos matemáticos; 2) a percepção sobre a importância do domínio do conteúdo pelo professor; 3) mudança na visão sobre a Matemática. Na dimensão do conhecimento dos alunos e dos processos de aprendizagem, as professoras puderam perceber que é possível e necessário mudar a forma como se dão as interações em sala de aula. Não é apenas o professor quem determina e conduz as discussões durante a aula: os alunos também têm um papel ativo nesse processo. Na dimensão do processo instrucional, as professoras evidenciaram que precisam aprender a “reconstruir o seu papel” e a “reconstruir a forma como ensinam”, compreendendo que ensinar não é apresentar os conteúdos aos alunos, de forma pronta; antes, requer um conhecimento para que possa levar os alunos a construí-lo. Quanto ao desenvolvimento profissional, foi possível evidenciar as contribuições da mediação nos seguintes aspectos: a) a escola é concebida como espaço de construção de conhecimentos matemáticos; b) a formação é vista em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional; c) no processo de formação, o professor percebe que é ele quem se desenvolve e que, portanto, se forma; d) a formação deixa de ser vista como a acumulação de cursos e a obtenção de certificados, que garantam uma certa qualificação, para ser pensada em uma perspectiva de produção de competências; e) O aprendizado é um processo contínuo, que se faz no exercício da profissão, a partir de uma constante reflexão sobre a prática; f) o aprender acontece em um processo coletivo, por meio da parceria com o outro; g) a escola se constitui em um espaço de (re)construção de práticas, em especial das práticas de ensino em Matemática. Pode-se concluir, com esta pesquisa, que a mediação, vista como um processo que parte da problematização da prática, estimula a reflexão, o aprender junto e a metacognição, traz contribuições para a constituição do conhecimento profissional do professor, para o constante aperfeiçoamento de sua prática e, portanto, para o seu desenvolvimento profissional.
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spelling A mediação do coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemáticaThe mediation of the pedagogical coordinator in the professional development of teachers who teach mathematicsCoordenador pedagógicoFormação continuadaMediaçãoEnsino de matemáticaDesenvolvimento profissionalPedagogical coordinatorContinuous trainingMediationTeaching of mathematicsProfessional developmentCoordinador pedagógicoFormación continuadaMediaciónEnseñanza de matemáticasDesarrollo profesionalA presente pesquisa encontra-se vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve como objetivo analisar a mediação do coordenador pedagógico, construída no processo de formação continuada, mediante a constituição de um grupo de estudos com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Matemática, em uma escola da rede municipal de Pompeia/SP. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja abordagem é do tipo pesquisa-intervenção, com características de pesquisa-formação, que buscou responder à seguinte questão de pesquisa: que contribuições a mediação realizada pelo coordenador pedagógico, em um processo de formação continuada, na escola, pode trazer para a prática de professores que ensinam Matemática e para o seu desenvolvimento profissional? A natureza da mediação proposta na pesquisa é da mediação como um processo que parte da problematização da prática, estimula a reflexão, o aprender junto e a metacognição, como formas de promover o desenvolvimento profissional dos professores. Os procedimentos se constituíram em estratégias para a mediação e envolveram: a realização de grupos de estudos, nos horários de HTPC; orientação e acompanhamento dos professores; desenvolvimento de aulas, em parceria com os professores; acompanhamento de uma aula desenvolvida pelas professoras, sob a orientação do coordenador. A intervenção realizada junto aos professores ocorreu no segundo semestre de 2016 e durante o ano de 2017, envolvendo o estudo de conteúdos referentes a frações e geometria. Os dados da pesquisa evidenciaram que as contribuições da mediação para a prática dos professores se deram na dimensão do conhecimento da Matemática, na dimensão do conhecimento dos alunos e dos processos de aprendizagem e na dimensão do processo instrucional propostos por Ponte e Oliveira (2002) e Ponte (2012). Na dimensão do conhecimento matemático, as aprendizagens das professoras possibilitaram: 1) a ampliação dos seus conhecimentos acerca do trabalho com os conteúdos matemáticos; 2) a percepção sobre a importância do domínio do conteúdo pelo professor; 3) mudança na visão sobre a Matemática. Na dimensão do conhecimento dos alunos e dos processos de aprendizagem, as professoras puderam perceber que é possível e necessário mudar a forma como se dão as interações em sala de aula. Não é apenas o professor quem determina e conduz as discussões durante a aula: os alunos também têm um papel ativo nesse processo. Na dimensão do processo instrucional, as professoras evidenciaram que precisam aprender a “reconstruir o seu papel” e a “reconstruir a forma como ensinam”, compreendendo que ensinar não é apresentar os conteúdos aos alunos, de forma pronta; antes, requer um conhecimento para que possa levar os alunos a construí-lo. Quanto ao desenvolvimento profissional, foi possível evidenciar as contribuições da mediação nos seguintes aspectos: a) a escola é concebida como espaço de construção de conhecimentos matemáticos; b) a formação é vista em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional; c) no processo de formação, o professor percebe que é ele quem se desenvolve e que, portanto, se forma; d) a formação deixa de ser vista como a acumulação de cursos e a obtenção de certificados, que garantam uma certa qualificação, para ser pensada em uma perspectiva de produção de competências; e) O aprendizado é um processo contínuo, que se faz no exercício da profissão, a partir de uma constante reflexão sobre a prática; f) o aprender acontece em um processo coletivo, por meio da parceria com o outro; g) a escola se constitui em um espaço de (re)construção de práticas, em especial das práticas de ensino em Matemática. Pode-se concluir, com esta pesquisa, que a mediação, vista como um processo que parte da problematização da prática, estimula a reflexão, o aprender junto e a metacognição, traz contribuições para a constituição do conhecimento profissional do professor, para o constante aperfeiçoamento de sua prática e, portanto, para o seu desenvolvimento profissional.This research is linked to the line “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” of the Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP and its purpose was to analyze the mediation of the pedagogical coordinator built in the continuous training process, through the constitution of a studies group with teachers from the initial years of Elementary School to the teaching of mathematics in a school of the municipal network of Pompeia/SP. It is a qualitative research with an approach of the research-intervention type, with characteristics of research-training, which sought to answer the following research question: What contributions the mediation of the pedagogical coordinator, built in a continuous training process in the school, can bring to the practice of teachers who teach mathematics and for their professional development? The nature of the mediation proposed in the research is mediation as a process that starts from the problematization of the practice, stimulates the reflection, the learning together and the metacognition as ways of promoting the professional development of teachers. The procedures were strategies for the mediation and involved: studies group in the hours of collective pedagogical work; guidance and monitoring of teachers; development of classes in partnership with the teachers; monitoring of a class developed by the teachers under the guidance of the coordinator. The intervention with the teachers occurred in the second half of 2016 and during the year of 2017, and involved the study of the contents related to fractions and geometry. The data showed that the contributions of the mediation to the practice of teachers occurred in the dimension of mathematical knowledge, in the dimension of the knowledge of the students and the learning processes and in the dimension of the instructional process purposed by PONTE e OLIVEIRA (2002) e PONTE (2012). In the dimension of mathematical knowledge, the teachers' learning allowed to: 1) Expanding their knowledge of working with mathematical content; 2) The perception that it is important for the teacher to dominate the content; 3) Changes in the vision they had about mathematics. In the dimension of the knowledge of the students and the learning processes, the teachers could see that it is possible and needed to change the way that the interaction in the classroom happens. It is not only the teacher who determines and conducts the discussions during the class; the students also have an active role in this process. In the dimension of the instructional process, the teachers showed the need to “rebuild their role” and “rebuild the way they teach”, understanding that teaching is not to present the contents ready to the students; it rather requires a knowledge that can lead the students to construct it. Regarding the professional development, it was possible to see contributions of the mediation in the following aspects: a) the school is conceived as a space where the mathematical knowledge can be built b) The training is seen from a perspective of personal and professional development. c) In the training process, the teacher realizes that he/she is the one who develops and who, therefore, is trained. d) The training is no longer seen as an accumulation of courses and the obtaining of certificates that guarantee a certain qualification and starts to be thought in a perspective of production of competences e) Learning is a continuous process that occurs in the exercise of the profession, from a constant reflection on the practice. f) Learning is done in a collective process, through partnership with the others. g) The school constitutes a space to (re)build the practices, in special the practices to teach mathematics. It can be concluded from this research that the mediation seen as a process that starts from the problematization of the practice, stimulates the reflection, the learning together and the metacognition brings contributions to the constitution of the professional knowledge of the teacher, to the constant improvement of his/her practice and, therefore, to his/her professional development.La presente investigación está vinculada a la línea “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” del Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP y tuvo como objetivo analizar la mediación del coordinador pedagógico construida en el proceso de formación continuada mediante la constitución de un grupo de estudios con profesores de la educación primaria para la enseñanza de matemáticas en una escuela de la red municipal de Pompeia/SP. Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa cuyo abordaje es del tipo investigación-intervención, con características de investigación-formación, que buscó responder la siguiente cuestión de investigación: ¿Qué contribuciones la mediación realizada por el coordinador pedagógico en un proceso de formación continuada en la escuela, puede traer a la práctica de profesores que enseñan matemáticas y para su desarrollo profesional? La naturaleza de la mediación propuesta en la investigación es de la mediación como un proceso que parte de la problematización de la práctica, estimula la reflexión, el aprendizaje junto y la metacognición como formas de promover el desarrollo profesional de los profesores. Los procedimientos se constituyeron en estrategias para la mediación e implicaron: la realización de grupos de estudio en los horarios de trabajo pedagógico colectivo (HTPC); orientación y seguimiento de los profesores; desarrollo de clases en asociación con los profesores; acompañamiento de una clase desarrollada por las profesoras bajo la orientación del coordinador. La intervención realizada junto a los profesores ocurrió en el segundo semestre de 2016 y durante el año 2017, e implicó el estudio de contenidos referentes a fracciones y geometría. Los datos de la investigación evidenciaron que las contribuciones de la mediación a la práctica de los profesores se dieron en la dimensión del conocimiento matemático, en la dimensión del conocimiento de los alumnos y de los procesos de aprendizaje y en la dimensión del proceso instruccional propuestos por PONTE e OLIVEIRA (2002) e PONTE (2012). En la dimensión del conocimiento matemático, los aprendizajes de las profesoras posibilitaron: 1) La ampliación de sus conocimientos acerca del trabajo con los contenidos matemáticos; 2) La percepción sobre la importancia del dominio del contenido por el profesor; 3) Cambio en la visión sobre las matemáticas. En la dimensión del conocimiento de los alumnos y de los procesos de aprendizaje, las profesoras pudieran percibir que es posible y necesario cambiar la forma cómo ocurren las interacciones en clase. No es solo el profesor quien determina y conduce las discusiones en clase, los alumnos también tienen un papel activo en este proceso. En la dimensión del proceso instruccional, las profesoras mostraron que necesitan aprender a “reconstruir su papel” y a “reconstruir la forma en que enseñan”, comprendiendo que enseñar no es presentar los contenidos a los alumnos de forma lista, antes requiere un conocimiento para que pueda llevarlos a construirlo. Con relación a lo desarrollo profesional fue posible observar las contribuciones de la mediación en los siguientes aspectos: a) la escuela es concebida como espacio de construcción de conocimientos matemáticos b) La formación es vista en una perspectiva de desarrollo personal y profesional. c) En el proceso de formación el profesor percibe que él es quien se desarrolla y que, por lo tanto, si forma. d) La formación deja de ser vista como una acumulación de cursos y la obtención de certificados que garanten una cierta calificación, para ser pensada en una perspectiva de producción de competencias e) El aprendizaje es un proceso continuo, que ocurre en el ejercicio de la profesión, a partir de una reflexión constante sobre la práctica. f) El aprendizaje ocurre en un proceso colectivo, por medio de la asociación con el otro. g) La escuela se constituye en un espacio de re(construcción) de prácticas, en especial de las prácticas de enseñanza en matemáticas. Con esta investigación se puede concluir que la mediación vista como un proceso que parte de la problematización de la práctica, estimula la reflexión, el aprendizaje junto y la metacognición trae contribuciones para la constitución del conocimiento profesional del profesor, para el constante perfeccionamiento de su práctica y, por lo tanto, para su desarrollo profesional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mosquini, Juliane do Nascimento2019-07-19T17:49:15Z2019-07-19T17:49:15Z2019-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18258300091860833004129044P65074643701525672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182583Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:30.558108Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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