A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codo, Natalia Salvato [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118691
Resumo: The problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justice
id UNSP_7d27868596a83f0ef45da84b7cd26321
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118691
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moralPiaget, Jean, 1896-1980FabulasEducação de criançasLiteratura infantojuvenilEducação moral e civicaThe problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justiceA questão de pesquisa proposta nesse trabalho de conclusão de curso é saber se o desfecho, presente nas diferentes versões da fábula A Cigarra e a Formiga, possibilita, ao educador, organizar a ação pedagógica com o processo evolutivo da sanção expiatória para a sanção por reciprocidade, na perspectiva teórica do desenvolvimento moral de Jean Piaget. Selecionamos seis versões da fábula nas quais três apresentam, no desfecho, a sanção expiatória e, as outras três, a sanção por reciprocidade. Ao discutir os dados situamos o referencial teórico piagetiano e apontamos para algumas estratégias que o educador pode utilizar em sala de aula, visando o desenvolvimento da moralidade infantil, no que se refere à evolução qualitativa do conceito de justiçaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Codo, Natalia Salvato [UNESP]2015-03-23T15:12:24Z2015-03-23T15:12:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfCODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118691000690965codo_ns_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-08T06:28:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-08T06:28:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
title A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
spellingShingle A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
Codo, Natalia Salvato [UNESP]
Piaget, Jean, 1896-1980
Fabulas
Educação de crianças
Literatura infantojuvenil
Educação moral e civica
title_short A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
title_full A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
title_fullStr A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
title_full_unstemmed A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
title_sort A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral
author Codo, Natalia Salvato [UNESP]
author_facet Codo, Natalia Salvato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Codo, Natalia Salvato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Fabulas
Educação de crianças
Literatura infantojuvenil
Educação moral e civica
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Fabulas
Educação de crianças
Literatura infantojuvenil
Educação moral e civica
description The problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justice
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:12:24Z
2015-03-23T15:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/118691
000690965
codo_ns_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
identifier_str_mv CODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000690965
codo_ns_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/118691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650205277487104